Leiria reúne-se em vigília para homenagear vítimas do mau tempo

  • 09/02/2026

Na Fonte Luminosa, várias pessoas, em silêncio e de vela na mão, uniram-se para lembrar quem perdeu a vida. "Viemos homenagear os que partiram, mas também aqueles que ainda não têm luz", referiu à Lusa João Marques.

 

A viver no Soutocico, na freguesia do Arrabal, a eletricidade já chegou à habitação deste habitante, mas as comunicações não. "A minha avó mora nos Marrazes e está sem luz e sem aquecimento há 13 dias", constatou.

Após um minuto de silêncio pela memória dos falecidos, Gonçalo Lopes afirmou que o momento serve para "deixar uma mensagem de conforto às famílias enlutadas e ao povo de Leiria".

O presidente da Câmara de Leiria exaltou ainda o "herói" que perdeu hoje a vida quando "fazia a sua missão" de procurar restaurar a eletricidade.

O autarca lembrou ainda que há várias pessoas no concelho há 13 dias sem eletricidade. "Enquanto houver um leiriense sem luz, vamos estar na linha da frente", disse.

Aproveitou o momento para agradecer a "todos os voluntários que se têm dedicado a ajudar o próximo, mesmo com os seus telhados destelhados" e "todos os que têm vindo a Leiria".

"Vamos reerguer Leiria com o esforço coletivo de todos", rematou.

Um homem morreu hoje e outro ficou ferido num acidente de trabalho, em Leiria, quando reparavam estruturas elétricas para a E-Redes, na sequência da depressão Kristin, disseram à agência Lusa várias fontes.

Segundo o Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública (PSP), a vítima mortal tem 37 anos e o ferido, cujo estado era desconhecido, 40 anos.

Fonte da PSP adiantou que o trabalhador morreu eletrocutado e ambos trabalhavam para a empresa Canas, que está a prestar serviço à E-Redes na reparação de estruturas elétricas na sequência do mau tempo.

Fonte oficial da E-Redes confirmou que as vítimas, um morto e um ferido grave, são funcionários da empresa Canas que estavam ao serviço da operadora.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Especialista diz que país é suscetível e vulnerável aos eventos extremos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2936350/leiria-reune-se-em-vigilia-para-homenagear-vitimas-do-mau-tempo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes