Leiria precisa de ajuda. Eis como apoiar as vítimas da depressão Kristin
- 30/01/2026
Leiria foi das zonas mais afetadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental. Muitas pessoas viram as suas casas, carros e outros bens ficarem destruídos pelo mau tempo, além de continuarem sem eletricidade, água e comunicações.
Perante a catástrofe, urge a necessidade de ajuda e há já apelos à solidariedade do povo português.
Em Leiria, a entrega de bens para pessoas que foram atingidas pelo mau tempo está centralizada no pavilhão dos Pousos, próximo da cidade.
"Desde ontem [quinta-feira] que temos um centro de apoio colocado no pavilhão dos Pousos, onde temos já recolhido alguns bens alimentares para as pessoas que não conseguiram ir aos supermercados que ainda estão a funcionar ou que precisem de alguma ajuda nessa parte", afirmou o vereador Luís Lopes.
No mesmo local, é feita a "distribuição de lonas e plásticos para que as pessoas possam ir recolher e tapar os telhados que não têm condições agora para reparar", referiu, pedindo às pessoas que queiram apoiar com bens para que se desloquem àquele pavilhão.
Nas redes sociais muitos são os que têm partilhado uma lista de bens necessários. Entre os internautas estão vários influenciadores, como a Pipoca Mais Doce.
Ajuda à população de Leiria© Pipoca Mais Doce
Na mesma partilha, além dos bens que são precisos para ajudar a população afetada pela tempestade, há informação sobre um conjunto de locais de apoio aos moradores da cidade. Para carregamento de eletricidade, os habitantes podem dirigir-se ao Leiria Shopping e ao Continente da Guimarota.
Se precisar de telefonar para alguém, via Wi-Fi, pode fazê-lo também no Continente da Guimarota.
Já para recolha de alimentação e mantimentos podem dirigir-se à Cave da Associação dos Pousos.
A Cáritas, segundo a Renascença, também está a preparar-se para lançar uma campanha de apoio às vítimas. "Neste momento, ainda temos capacidade de resposta a nível de roupas, mas poderão entregar bens alimentares e produtos de higiene na Cáritas Diocesana de Leiria, ou então no centro logístico que está a ser montado na zona de Pousos", salientou o diretor de serviços da Cáritas Diocesana, Nelson Costa, à rádio.
Neste momento, com os cortes e as dificuldades nas comunicações, os técnicos da Cáritas ainda não conseguiram contactar todas as famílias que a instituição habitualmente acompanha. Mas esperam fazê-lo em breve.
Desta forma, pode deixar o seu donativo na sede da Cáritas Diocesana de Leiria, na Rua Francisco Pereira da Silva, junto ao Seminário.
No sábado e no domingo, as instalações vão estar abertas entre as 9h00 e as 17h00.
Os bens podem também ser entregues no Centro Logístico, na Zona de Industrial de Pousos, nos armazéns da Junta de Freguesia de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.
Para mais informações podem enviar um email para o endereço leiria@caritas.pt
Leia Também: AO MINUTO: Mais de 2 mil ocorrências; Milhares incontactáveis (e sem luz)














