Lei laboral? UGT a "finalizar" a contraproposta e apresenta-a em "breve"

  • 23/01/2026

Após o anúncio da greve geral de 11 de dezembro, o Ministério do Trabalho entregou à UGT uma nova proposta, com algumas alterações ao anteprojeto apresentado em julho, mas que a central sindical disse ser "muito pouco" para desconvocar a paralisação.

 

Não obstante, na altura, o secretário-geral da UGT indicou que a central sindical iria "fazer uma contraproposta".

Em declarações à Lusa, o secretário-geral adjunto da UGT afirmou hoje que o documento ainda está a ser finalizado, mas que será entregue em "breve" ao Governo.

"É uma proposta longa. Temos agora que reunir os órgãos próprios da central para retificar a proposta para ser entregue ao Governo", adiantou Sérgio Monte, acrescentando que a entrega "estará por dias".

Questionado sobre se a entrega do documento estaria dependente da marcação da próxima reunião plenária de Concertação Social - cuja data ainda não está definida -, o secretário-geral adjunto não faz depender o 'timing' de entrega da marcação da reunião e diz que pediram ao Governo que "fosse marcada uma reunião plenária", dado que há outros temas que gostariam de ver discutidos.

"A Concertação Social não deve estar só debruçada sobre a legislação de trabalho. Há outros temas que para nós são importantes, [como] os salários, os rendimentos, a fiscalidade, etc", salienta.

O secretário-geral adjunto da UGT diz ainda que as reuniões bilaterais com o Governo "estão paradas".

A CGTP e a UGT levaram a cabo em 11 de dezembro uma greve geral contra a proposta do Governo, a quinta a juntar as duas centrais sindicais e o que não acontecia desde a paralisação conjunta de 27 de junho de 2013.

Após a paralisação, a ministra do Trabalho convocou a UGT para uma reunião. No final do encontro, o secretário-geral da UGT, Mário Mourão, reiterou que a central sindical iria apresentar uma contraproposta, incluindo com medidas que não constam do anteprojeto, e fez questão de sublinhar que viu espírito negocial do lado do executivo.

Na nova proposta entregue à UGT, o Governo cedeu incluiu algumas novas medidas e cedeu em algumas matérias, deixando, por exemplo, cair a simplificação dos despedimentos nas médias empresas, mas mantém o regresso do banco de horas individual, a revogação da norma que prevê restrições ao 'outsourcing' em caso de despedimento, bem como a medida que visa dificultar a reintegração de trabalhadores, após despedimento ilícito, ou as alterações à lei da greve, medidas bastante contestadas pelas centrais sindicais.

O executivo tem reiterado que "não está disponível para retirar toda a proposta" e que quer manter as "traves mestras", ainda que esteja aberto ao diálogo e, na altura, frisou que iria dar "mais tempo" à UGT para analisar a nova proposta.

A última vez que o Governo reuniu em Concertação Social com todos os parceiros sociais para discutir especificamente as alterações à lei laboral foi a 23 de setembro, sendo que desde então têm decorrido reuniões bilaterais.

Na quarta-feira, a ministra do Trabalho disse que não se pode "comprometer" com um prazo para levar as alterações à lei laboral ao parlamento, sublinhando que tudo dependerá da "dinâmica" da Concertação Social.

Leia Também: UNICEF anuncia 1.ª entrega de material escolar para crianças em dois anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2925092/lei-laboral-ugt-a-finalizar-a-contraproposta-e-apresenta-a-em-breve#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes