Lei laboral, Passos e "ditadores": Debate António Filipe vs André Ventura

  • 13/12/2025

Num frente a frente transmitido na RTP, André Ventura começou por recusar a ideia de que tenha trocado de posição relativamente à legislação laboral, mostrando uma notícia segundo a qual, em agosto, já teria indicado que votaria contra a proposta do Governo caso mantivesse normas relativas, por exemplo, à amamentação ou ao pagamento de horas extraordinárias.

 

"O Chega foi o único que se manteve firme e coerente desde o início", alegou, com António Filipe a recusar esta teoria de André Ventura, considerando que mudou recentemente de discurso sobre a matéria, o que atribuiu ao "grande sucesso da greve" de quinta-feira.

"Eu acho que [Ventura] teve uma mudança de discurso, não é necessariamente uma mudança de posição. A mudança de posição será quando o Governo apresentar esta proposta de lei à Assembleia da República. Será a prova do algodão relativamente ao lado em que está", disse.

Ventura contrapôs de imediato que irá votar contra a proposta do Governo se se mantiver como está, apesar de se manifestar disponível para a negociar, acusando António Filipe de só ser crítico da proposta do Governo porque sabe que o PCP "não contará para nada" na sua aprovação ou chumbo.

"Eu tenho uma responsabilidade: é que haja ou não reforma laboral", disse Ventura, com António Filipe a aproveitar a deixa para salientar que André Ventura tem-se mostrado disponível para, "se o Governo deixar cair uma coisa ou outra, aprovar as outras", igualmente negativas.

"A diferença entre nós é esta: eu estou claramente do lado dos trabalhadores e o André Ventura está do lado dos grandes interesses económicos", acusou, recordando que o atual líder do Chega admitiu que não teria avançado com uma candidatura presidencial se o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho tivesse entrado na corrida.

"Isso diz tudo acerca dos propósitos da sua candidatura: apoiou o pior Governo que Portugal teve desde o 25 de Abril, que foi o Governo de Passos Coelho, que quis ir além da 'troika'", acusou, antes de afirmar que André Ventura é do "consenso neoliberal" e ele próprio é que é o candidato que está "contra o sistema" - um dos 'slogans' de Ventura.

Após ouvir esta 'colagem' a Pedro Passos Coelho, Ventura respondeu na mesma moeda: "O António Filipe gosta de ditadores, gosta de Fidel Castro, de Nicolás Maduro, da China, da Coreia do Norte".

"Só que nós não somos um país comunista, e, portanto, se me perguntarem, eu preferia e tinha orgulho em ter um candidato que fosse Pedro Passos Coelho", disse, acusando António Filipe de se apresentar como "guardião dos trabalhadores", mas de, no período da Geringonça, ter colaborado com um Governo "onde a habitação subiu como nunca tinha subido, a imigração se descontrolou absolutamente" e o país "ficou com a bandalheira na segurança".

"Conversa da treta" e a temática da Segurança

Os dois candidatos abordaram depois as supostas ameaças que constituem para a democracia, com António Filipe a considerar que Ventura é um perigo para o regime tal como existe, porque defende uma revisão da Constituição apesar de ser candidato a Presidente da República, cargo no qual teria de jurar "cumprir e fazer cumprir" a atual lei fundamental.

Ventura contrapôs que António Filipe quer sair do euro e da NATO - com o seu adversário a responder que é mentira -, acusando-o de ser a verdadeira ameaça à democracia.

"Isto é conversa da treta", respondeu António Filipe, antes de ambos abordarem a temática da segurança, com Ventura a defender que deve haver um estado de exceção para dar poderes extraordinários à polícia para combater o crime.

"Eu prefiro um bandido morto a um polícia morto", disse, com António Filipe a considerar esta postura "muito grave", salientando que um chefe de Estado "não dá poderes às polícias" e acusando Ventura de ter como modelo o líder de El Salvador, Nayib Bukele, com o líder do Chega a admitir que se revê nas suas políticas.

[Notícia atualizada às 22h48]

Leia Também: Qual é o papel do Presidente da República? Quais os seus poderes? Entenda

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2903867/lei-laboral-passos-e-ditadores-debate-antonio-filipe-vs-andre-ventura#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes