Lei laboral? CGTP apela à adesão à greve geral para "sinal de rejeição"

  • 10/12/2025

O Governo está "a querer retirar o direito a ter uma vida estável, uma vida digna com perspetiva de futuro", argumentou Tiago Oliveira, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita à agência Lusa, a convite da Comissão de Trabalhadores da empresa, que decorreu na véspera de greve geral contra o anteprojeto do Governo de revisão da legislação laboral, convocada pela CGTP e pela UGT.

 

O secretário-geral da CGTP apelou aos trabalhadores que adiram à greve geral, tendo em vista a "elevação das suas condições de vida", bem como "para dar um sinal de rejeição a este pacote laboral".

Tiago Oliveira disse estar convicto de que a greve geral terá "uma grande participação", à luz do "ataque que está em curso" e garantiu que serviços mínimos serão cumpridos.

"A população irá certamente ter acesso àquilo que são os setores fundamentais numa greve geral, nomeadamente à questão da saúde e aí estará tudo garantido para que não haja nenhuma falha", reiterou, Tiago Oliveira, quando questionado sobre as declarações do primeiro-ministro, que disse esperar que o país funcione "com a normalidade possível".

Já sobre a "preocupação" levantada por Luís Montenegro, que desejou que "todos aqueles que querem trabalhar possam trabalhar", Tiago Oliveira considerou que o primeiro-ministro "tem tido várias declarações que são de um teor incompreensível" e apelou ao Governo que "retire a proposta da facilitação dos despedimentos".

"O Governo tem que perceber uma coisa. A greve geral tem que ter impacto. E o objetivo da greve geral é dizer ao Governo, de forma clara, contundente, sem margem para dúvida, que deve recuar na apresentação do pacote laboral", afirmou.

Questionado sobre o argumento de estabilidade económica invocado pelo primeiro-ministro, o secretário-geral da CGTP lembrou ainda as alterações à lei laboral feitas no período da 'troika', referindo que "se aproveitou essa situação de fragilidade para retirar direitos aos trabalhadores".

"Passado uma dezena de anos, estamos em pleno emprego, o país está a andar para a frente, a economia está a crescer. Qual é a receita? Aumento da precariedade, despedimentos, ataque à liberdade sindical, ataque à contratação coletiva, desregulação dos horários de trabalho", apontou.

Segundo o líder sindical, são "duas balanças completamente diferentes e distintas, [mas] a receita é exatamente a mesma. Retirar direitos aos trabalhadores, atacar o mundo do trabalho e fragilizar as relações de trabalho".

O líder da CGTP afirmou ainda que o que se segue após a greve geral "está nas mãos do Governo", mas sublinhou que se for para continuar" numa política "de retirada de direitos e de aumento das dificuldades do dia-a-dia, a luta é o caminho".

No final da visita, o secretário-geral da CGTP foi ainda recebido pela administração da Lusa, tendo referido, à saída, que a reunião foi "muito positiva".

Tiago Oliveira destacou ainda o "papel fundamental do Estado" no futuro da comunicação social e disse ter saído "com a certeza de que a Lusa tem, por parte dos [seus] trabalhadores os maiores defensores daquilo que é o serviço público", bem como o papel que a agência "tem na nossa sociedade".

O secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, estará ainda pelas 21:45 na recolha de resíduos da Amadora, pelas 23:15 no parque da Autoeuropa e pelas 00:30 no Metropolitano de Lisboa.

Já o secretário-geral da UGT, Mário Mourão, estará pelas 20:30 ao centro de recolha de resíduos da Câmara Municial de Lisboa (CML) e pelas 23:15 na Autoeuropa, em Palmela.

Leia Também: Do metro aos táxis: Transportes será dos setores mais afetados pela greve

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2902523/lei-laboral-cgtp-apela-a-adesao-a-greve-geral-para-sinal-de-rejeicao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes