Leão trama campeão. Sporting bate PSG e garante playoffs da Champions
- 20/01/2026
O Sporting deu um passo gigante rumo à qualificação direta na Liga dos Campeões, ao travar o poderoso PSG, com um triunfo (2-1) impulsionado pelo bis de Suárez, esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, em duelo referente à sétima e penúltima jornada da fase de liga única da prova milionária. Para já, estão garantidos os playoffs.
Os leões resistiram à supremacia dos atuais campeões europeus durante grande parte da partida e, para além disso, contaram com o auxílio do VAR para anular um golo a Warren Zaire-Emery, devido a falta sofrida por Geny Catamo na jogada.
O conjunto de Rui Borges surgiu mais atrevido no segundo tempo e coube a Luis Suárez (74') a responsabilidade de abrir o ativo, provocando a loucura total em Alvalade, que seria 'silenciada' pelo golaço do recém-entrado Khvicha Kvaratskhelia (79').
Já ao cair do pano, quando se esperava que tudo ficasse empatado, eis que Luis Suárez (90') bisou e fez história, com o 2-1 final em Alvalade.
Leão foi aguentando...
Rui Borges optou por promover duas alterações por comparação ao duelo frente ao Casa Pia (3-0), lançando Ricardo Mangas e Maxi Araújo para os lugares de Georgios Vagiannidis e Luís Guilherme, respetivamente, ao passo que Luis Enrique apenas trocou Giorgi Kochorashvili por Bradley Bracola na frente de ataque - mantendo, assim, a titularidade para os portugueses Nuno Mendes e Vitinha, com Gonçalo Ramos no banco e sem o lesionado João Neves.
O PSG desde cedo mostrou ao que ia, mas a verdade é que, para criar perigo junto da baliza adversária, foi beneficiando de uma acumulação de erros por parte dos leões, sobretudo na saída para o ataque. Craques como Vitinha, Fabián Ruiz e Nuno Mendes chegaram a testar a atenção de Rui Silva. Pelo meio, registo apenas para um grande remate de Geny Catamo a dar a sensação de golo.
Em cima da meia hora de jogo, Warren Zaire-Emery chegou a colocar a bola no fundo das redes da baliza de Rui Silva, até que o VAR entrou em ação para descortinar uma falta sofrida por Geny Catamo no início da jogada, levando o árbitro Anthony Taylor a invalidar o golo e a manter, assim, o 0-0 em Alvalade, para sorriso dos quase 50 mil sportinguistas.
Até ao final do primeiro tempo, Nuno Mendes ainda viu um golo ser-lhe anulado por falta de Dembélé, sendo que também Hidemasa Morita ficou perto de abrir o ativo à beira do apito para o intervalo.
Magia de Kvaratskhelia não anulou a festa de Suárez
Sem alterações a registar ao intervalo, o Sporting apresentou-se com uma postura um pouco mais ofensiva na segunda parte, de tal forma que, nos instantes iniciais, Luis Suárez, Francisco Trincão e Geny Catamo assustaram o guardião Lucas Chevalier. Do outro lado, Dembélé introduziu a bola no fundo das redes e viu o golo ser anulado por fora de jogo, seguindo-se uma nova ameaça de Nuno Mendes à baliza de Rui Silva. A vontade de aplicar a lei do ex estava bem à vista de todos.
Começaram a surgir as primeiras movimentações a partir do banco, com Rui Borges a lançar Georgios Vagiannidis para o lugar de Ricardo Mangas de um lado, numa altura em que também Gonçalo Ramos rendeu Barcola na frente de ataque.
Foi então que apareceu o tão desejado golo em Alvalade. Na sequência de um pontapé de canto, Geny Catamo viu o seu remate de fora da área a sobrar para os pés de Luis Suárez, que não tremeu na hora de inaugurar o marcador, ao minuto 74. Uma verdadeira explosão de alegria nas bancadas, num dia em que se registou um recorde de assistência, com 51.428 espectadores.
Estava instalada a loucura, é certo, mas tal euforia não durou mais do que cinco minutos, uma vez que o recém-entrado Khvicha Kvaratskhelia rubricaria um autêntico golaço, aos 79 minutos, sem hipóteses de defesa para Rui Silva.
Rui Borges foi lançando jogadores como Daniel Bragança e Alisson Santos, desejando que o melhor ficasse reservado para o fim. E ficou. Em cima do minuto 90, Luis Suárez aproveitou uma recarga de um remate de Francisco Trincão para provocar um novo 'turbilhão' de emoções em Alvalade, garantindo a conquista de três importantes pontos de olho na qualificação direta.
Já com os playoffs garantidos, o Sporting passa a somar os mesmos 13 pontos que PSG, Manchester City e Atalanta, na partilha do quinto posto, dentro do tão desejado top8, deslocando-se agora ao reduto do Athletic Bilbao para decidir se passa diretamente aos oitavos ou se lutará pela referida fase nos playoffs (do 9.º ao 24.º classificados).
[Notícia atualizada às 22h05]
















