Lavar as tangerinas antes de descascar? Sim e a razão é muito simples
- 29/01/2026
A tangerina é uma das frutas da época e é normal que a veja em tudo o que são frutarias e supermercados. Se costuma trazê-las para casa, tem o hábito de lavar a casca antes de descascar? Sim, apesar de não a consumir, este é um passo que ser bastante preventivo. Perceba a razão.
Lavar as tangerinas? Eis o motivo
De acordo com o website Gotowanie, as frutas cítricas, onde se insere a tangerina, podem ser atacadas por fungos e mofo durante o transporte de que são alvo.
Muitas vezes, são usados conservantes para os eliminar. Estes produtos acabam por ter um efeito noviço na saúde, causar irritação e até reações alérgicas.
Os químicos podem muitas vezes ficar na casca e é importante lavar para os retirar. Ao não fazê-lo, e quando descasca com as mãos, pode estar correr o risco de os ingerir de forma involuntária.
Leia Também: Alimentos que nunca deve guardar em recipientes de plástico
Como lavar tangerinas
Assim, para lavar as tangerinas não deve ser apenas com água no lavatório. Desta forma, aconselham a fazer uma solução de limpeza rápida com água, vinagre ou com água e um pouco de bicarbonato de sódio. Deverá deixar a fruta de molho durante 10 minutos.
Passado esse tempo, passe as tangerinas por água corrente durante alguns segundos. Seque bem e está pronta a ser descascada e com mais segurança. Este é um passo que convém que seja também feito com frutas biológicas, já que acaba por reduzir qualquer tipo de risco.
Quatro grandes benefícios da tangerina! Diga sim a esta fruta da estação
Aproveitar a fruta da época é uma das melhores formas de variar a alimentação e fazer escolhas saudáveis.
De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, além de ser saborosa, aromática e de consumo prático, a tangerina traz muitos benefícios para o ótimo funcionamento do organismo. Eis os principais:
Sistema imunológico
A tangerina é rica em vitamina C, um nutriente determinante para aumentar a imunidade, combatendo doenças infecciosas como constipações e gripes. “Esta vitamina ajuda ainda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção da anemia”, afirma.
Ação antioxidante
As propriedades antioxidantes do fruto ajudam a controlar os níveis do colesterol. O colesterol alto pode causar doenças cardiovasculares como ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs), que podem ser fatais. Mais ainda, previne o cancro e o envelhecimento das células, ou seja, ajuda a diminuir o aparecimento de rugas e a manter um aspecto saudável da pele.
Fonte de energia
A tangerina é uma ótima fonte de energia devido aos hidratos de carbono que integram a sua composição e às suas propriedades cítricas. “Assim como a maioria dos alimentos com essas características, a fruta dá mais ânimo ao organismo, e, por consequência, disposição ao corpo para exercer as atividades diárias”, explica a nutricionista.
Digestão
A presença das fibras, substâncias antioxidantes e da vitamina A contribuem também para acelerar o metabolismo, melhorando o processo digestivo e intestinal. Com isso, a tangerina também atua como agente de desintoxicação do corpo e queima de gorduras localizadas. “É por esse motivo que a fruta é combinada com outros alimentos nos populares sumos detox, potencializando a limpeza do organismo aliada aos demais benefícios para a saúde”, conclui.














