"Larry tem o meu voto." O gato mais famoso do Reino Unido faz 15 anos
- 15/02/2026
O gato Larry, que mora na sede do governo britânico, celebra este domingo o seu aniversário. O animal, que já protagonizou vários momentos marcantes no número 10 de Downing Street, faz 15 anos (que, em anos humanos, equivalem a 77).
Ainda que os governos mudem, Larry continua na sede do governo e, de acordo com o que lembra a Associated Press (AP), foram já seis os primeiros-ministros que assumiram o cargo desde que Larry está lá.
"Os índices de aprovação do gato Larry serão muito altos", disse à AP Philip Howell, professor da Universidade de Cambridge que estuda a história das relações entre humanos e animais. "E os primeiros-ministros geralmente não atingem esses números", afirmou, acrescentando que o animal "representa a estabilidade e que isso é algo muito valioso."
Note-se que o animal já foi mesmo estampado em artigos para venda, onde está inscrita a frase: "Larry tem o meu voto".
Como foi Larry parar à casa mais conhecida do Reino Unido?
O gato foi para a Downing Street em 2011, quando David Cameron assumiu o cargo de primeiro-ministro. De acordo com o site oficial do governo britânico, Larry foi o primeiro gato a receber o título de "Caçador-Chefe de Ratos". Uma vez foi também 'apanhado' pela câmara com um pombo, que depois conseguiu fugir.
"Larry veio do abrigo Battersea Dogs & Cats Home por recomendação devido às suas habilidades na caça de ratos. Juntou-se à família do número 10 e causou um impacto significativo", lê-se.
O governo britânico destaca ainda que muitas vezes este animal capta a atenção dos jornalistas, tendo já desta forma ganhado a atenção nacional dos britânicos, que "enviam-lhe prendas diariamente."
"Ótimo a aparecer de surpresa"
Justin Ng, um fotógrafo freelancer que já está habituado a Larry há anos disse, citado pela AP, que o animal é "ótimo a aparecer de surpresa em fotografias."
"Se um líder estrangeiro está prestes a visitar o país, sabemos que ele vai aparecer exatamente no momento do encontro", afirmou.
"Larry passa os dias a receber os visitantes em casa, a inspecionar a segurança e a testar quão cómodos os móveis são para dormir a sesta. As suas responsabilidades diárias também incluem pensar numa solução para a infestação de ratos na casa. Larry diz que isso ainda está 'em fase de planeamento tático'", lê-se.
Segundo refere a AP, o animal dá pouca confiança aos homens, não sendo particularmente amigável. Escreve e agência de notícias que, apesar disso, "simpatizou" com o antigo chefe de Estado dos EUA Barack Obama e conseguiu "arrancar um sorriso" ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Quando Trump visitou o número 10, o animal foi também fotografado a descansar debaixo do carro oficial.
"Ele é mais amoroso do que um lutador", disse ainda à AP Justin Ng, contando que ele é "muito bom no que faz: relaxar e mostrar que é muito tranquilo."
Segundo explica a AP, a relação com outros animais também não é muito confortável, vivendo afastado dos gatos do atual primeiro-ministro, Keir Starmer. Estes, JoJo e Prince, vivem na casa privada. Também com Dilyn, o jack russel de Boris Johnson, a relação não era muito agradável.














