Laranja Mecânica impera, Países Baixos vão ao Mundial. Polónia no playoff
- 17/11/2025
Os Países Baixos carimbaram a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, esta segunda-feira, ao golearem a Lituânia, por 4-0, num dia em que a Polónia sofreu para sorrir em Malta (2-3), ficando apenas com a vaga de playoff do grupo G da fase de qualificação europeia para o Mundial. O apuramento dos neerlandeses já estava praticamente selado.
Em Amesterdão, o conjunto de Ronald Koeman entrou forte e, ainda dentro do primeiro quarto de hora, colocou-se a vencer, com um remate certeiro de Tijjani Reijnders, a beneficiar da assistência de Frenkie de Jong, ao minuto 13, numa partida que contou com arbitragem portuguesa, comandada por Luís Godinho.
Sem mais nada a registar no primeiro tempo, foi preciso esperar por três golos de rajada na segunda parte que para que as dúvidas ficassem prontamente sentenciadas quanto ao vencedor do jogo... e do grupo.
Aos 58 minutos, Cody Gakpo converteu com sucesso uma grande penalidade, seguindo-se uma assistência para o 3-0 assinado por Xavi Simons, em cima da hora de jogo. Ainda houve tempo para que, ao minuto 62, Donyell Malen aproveitasse o passe de Tijjani Reijnders para selar o 4-0 final.
Já em La Valletta, Robert Lewandoswki começou por colocar a equipa de Jan Urban a vencer ao minuto 32, com assistência de Piotr Zielinski, até que Irvin Cardona apareceu na altura certa para restabelecer a igualdade, com 36 minutos decorridos, ditando o empate a uma bola ao intervalo.
Com dois golos praticamente seguidos, os polacos recolocaram-se na frente do marcador ao minuto 59, por intermédio de Pawel Wszolek, após passe de Robert Lewandowski, até que Karol Swiderski fez o 1-3 aos 62 minutos, porém, o VAR entrou em ação e anulou o lance por fora de jogo. Foi então que, ao minuto 68, Teddy Teuma assumiu a cobrança de uma grande penalidade e ditou o 2-2.
Já na reta final, aos 85 minutos, Piotr Zielinski beneficiou da assistência de Bartosz Kapustka para fazer o 2-3 final, sem implicâncias na classificação. De referir que a Polónia precisava de uma goleada das antigas e, simultaneamente, de uma grande queda dos Países Baixos, para sonhar com a ultrapassagem na última ronda, algo que não aconteceu.
Com estes resultados, os Países Baixos encerraram as contas do grupo G, no primeiro posto, com 20 pontos (fruto de seis vitórias e dois empates), ao passo que a Polónia não foi além do segundo lugar, com 17, na vaga de playoff. Seguiram-se Finlândia (dez), Malta (seis) e Lituânia (três).
Afinal, quem é que já está no Mundial?
Para além dos anfitriões Canadá, Estados Unidos da América e México, já se apuraram seleções dos mais diversos continentes, sendo que, na Europa, Inglaterra, França, Croácia, Portugal, Noruega, Alemanha e Países Baixos fizeram a festa.
Já na América do Sul, estão garantidas as presenças de Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai, enquanto em África apuraram-se as seleções de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Costa do Marfim e Senegal. Austrália e Nova Zelândia estão também no Mundial'2026, assim como as seleções asiáticas de Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia, Uzbequistão, Qatar e Arábia Saudita.
Leia Também: Alemanha 'vinga' humilhação e vai ao Mundial'2026. Eslováquia no playoff













