Lar doce lar. Barcelona dá show no Camp Nou e lidera La Liga à condição
- 22/11/2025
Dois anos e meio depois, o Barcelona celebrou, este sábado, o regresso ao Camp Nou, com uma vitória segura, por 4-0, na receção ao Athletic Bilbau, em jogo da 13.ª jornada da La Liga.
O primeiro golo no novo Camp Nou, com uma capacidade ainda reduzida de 45.041 espetadores e quando se prevê uma lotação total de 105.000, apareceu aos 4 minutos. Com a braçadeira de capitão, Lewandowski abriu o ativo, através de um disparo, de pé direito, junto ao poste mais próximo da baliza defendida por Unai Simón, campeão europeu por Espanha no último verão.
Ao minuto 10, os adeptos catalães fizeram questão de entoarem o nome de Lionel Messi, que visitou recentemente o estádio. Um gesto bonito para com aquele que é considerado o melhor jogador da história do Barcelona, atualmente ao serviço do Inter Miami, dos Estados Unidos da América.
Aos 23', Ferran Torres colocou a bola no fundo das redes, mas foi assinalado posição irregular do atacante internacional espanhol, também ele campeão europeu.
O camisola 7 não desanimou e foi recompensado. Em tempo de compensação, aos 45'+2, Lamine Yamal recorreu à trivela para isolar Ferran Torres, que bateu Unai Simón, novamente mal na fotografia.
No arranque da segunda parte, aos 48', Fermin Lopez deu maior cor à festa blaugrana. Pouco depois, os jogadores do Athletic Bilbau deram um 'tiro nos pés'. O médio Oihan Sancet viu o vermelho direto, após uma entrada grosseira, deixando os visitantes com menos um elemento em campo.
Sancet não foi nada meiguinho e o Athletic fica reduzido a 10 jogadores #DAZNLALIGA pic.twitter.com/e6CixBBsOx
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 22, 2025
Nos dez minutos finais, nota para os aplausos a Raphinha. O ex-Vitória e Sporting está de regresso à competição. Na época passada, o elevado rendimento do extremo brasileiro valeu-lhe um quinto lugar na classificação da Bola de Ouro.
As contas da partida ficaram seladas em tempo de compensação, aos 90'+1, com o bis de Ferran Torres, que contou com nova assistência de Lamine Yamal, que sozinho inventou desde o meio-campo a jogada para deixar o companheiro na frente do golo.
Lamine Yamal, camisola 10, de 18 anos, é encarado como a grande esperança dos catalães nesta nova era.
No final da partida, o fogo de artificio foi protagonista na noite fria da cidade condal.
Para fechar em grande este regresso ao Camp Nou, não podia faltar fogo de artifício #DAZNLALIGA pic.twitter.com/4DgeUCn5Ci
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 22, 2025
Com esta vitória, o Barcelona, atual campeão em título, passou a liderar, à condição, a La Liga, com 31 pontos, os mesmos do que o Real Madrid, que vai a jogo, este domingo, no terreno do recém promovido Elche, dos lusos André Silva (ex-FC Porto) e Martim Neto (ex-Benfica).
Por sua vez, o Athletic Bilbau segue no 8. lugar. Refira-se que bascos e catalães têm novo encontro marcado no dia 7 de janeiro para a meia-final da Supertaça, na Arábia Saudita.
Leia Também: Campeões? Nem vê-los. Nottingham Forest humilha Liverpool em Anfield













