Lances na TV do balneário de Fábio Veríssimo foram lapso, diz FC Porto

  • 31/12/2025

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta terça-feira, o acórdão da decisão que condenou o FC Porto ao pagamento de uma multa no valor de 12.750 euros, devido à denúncia levada a cabo por Fábio Veríssimo, a propósito dos incidentes registados no triunfo sobre o Sporting de Braga, no passado dia 2 de novembro, por 2-1.

 

O juiz da Associação de Futebol de Leiria, recorde-se, acusara os dragões de promoverem "a exibição reiterada, ininterrupta (em loop) e sem possibilidade de controlo ou desligamento pela equipa de arbitragem de imagens de um lance do próprio jogo, desfavorável ao clube", ao intervalo e no final do jogo da décima jornada da I Liga, assim como "imagens de um lance ocorrido em jogo das camadas jovens anteriormente arbitrado" pelo próprio.

A estrutura liderada por André Villas-Boas, por seu lado, explicou que, durante a partida, "foi pedida a disponibilização do lance de golo anulado" a Victor Froholdt, por falta de Jan Bednarek sobre Lukas Hornicek, à passagem dos 32 minutos, "para análise por várias equipas internas, a disponibilizar nas salas onde estaria a equipa técnica, a equipa de análise do jogo e a direção desportiva".

No entanto, "ao selecionar os locais a injetar o conteúdo, foi inadvertidamente selecionada a sala dos árbitros". Quanto às imagens referentes a um encontro entre os escalões de formação do FC Porto e Benfica, surgiram por serem "semelhantes ao ocorrido no jogo", tendo sido "disponibilizado no contexto do mesmo agendamento e, por isso, também abrangendo a sala dos árbitros já previamente selecionada".

"As imagens foram colocadas com o claro intuito de tentar condicionar o desempenho da equipa de arbitragem"

Em resposta às questões colocadas pelo organismo, Fábio Veríssimo deu a sua versão: "Comuniquei durante o intervalo do jogo o sucedido com a televisão, nomeadamente que estava a transmitir a emissão do Porto Canal, a qual foi interrompida, passando a ser exibida a imagem do referido lance em repetição. Informei ainda o Delegado de que não era possível desligar a televisão, pois encontrava-se bloqueada".

"Durante o intervalo pedi ao meu assistente para desligar a televisão, tendo este verificado que o comando não funcionava e ao carregar no botão de desligar na própria TV aparecia a indicação 'insira código de desbloqueio', não sendo, por isso, possível desligá-la. A TV não tinha nenhuma ficha ligada a uma tomada. Apenas um cabo de ligação diretamente à parede/tecto", acrescentou.

"Que as imagens foram colocadas com o claro intuito de tentar condicionar o desempenho da equipa de arbitragem, não tenho dúvidas. Se houve uma relação de causa e efeito, não consigo saber, mas que as imagens me afectaram, claro que sim - por isso é que mandei desligar a televisão", rematou.

Certo é que a equipa orientada pelo treinador italiano Francesco Farioli viria mesmo a conquistar os três pontos, graças aos golos marcados por Rodrigo Mora e Borja Sainz, aos 44 e 79 minutos, respetivamente. Do outro lado, a resposta surgiu pelos pés de Victor Gómez, à passagem dos 52 minutos.

Leia Também: Ainda o caso Fábio Veríssimo. FC Porto punido financeiramente

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2911814/lances-na-tv-do-balneario-de-fabio-verissimo-foram-lapso-diz-fc-porto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes