Kyiv estima que Rússia está a perder 6 soldados por cada ucraniano morto

  • 30/12/2025

"Os russos perdem aproximadamente seis vezes mais soldados do que a Ucrânia. Esta proporção aplica-se especificamente às fatalidades", sublinhou comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, citado pelo portal de notícias ucraniano Euromaidan.

 

Para Syrskyi, estes números mostram claramente porque é que o Kremlin é incapaz de acumular novas forças para um avanço estratégico na frente de batalha, apesar da mobilização em massa, dos incentivos financeiros e da pressão sobre a população.

"As constantes perdas impedem a Rússia de expandir as suas forças, mesmo depois de ter cumprido formalmente os seus planos de mobilização", frisou.

A Rússia divulgou ter cumprido 100% do seu plano de recrutamento militar em 2025, mobilizando 406 mil pessoas, lembrou Syrskyi.

Mas a realidade no campo de batalha conta uma história diferente e as perdas russas durante o mesmo período ultrapassaram os 410.000 ocupantes, indicou.

"Podemos afirmar que mesmo a plena implementação dos seus planos de mobilização não lhes permite aumentar o tamanho das suas forças", enfatizou Syrskyi.

Para os responsáveis militares ucranianos, é pouco provável que a Rússia consiga aumentar o tamanho do seu Exército, apesar dos esforços de mobilização em grande escala e a propaganda do Kremlin.

O número total de tropas de ocupação russas na Ucrânia estabilizou entre os 710.000 e os 711.000 militares, um número que se mantém inalterado há vários meses, segundo Kyiv.

Nos primeiros meses de 2025, o número de tropas russas continuou a crescer entre 7.000 e 9.000 por mês, mas esta tendência diminuiu posteriormente, destacou Kyiv.

Syrskyi referiu ainda que guerra entrou numa fase fundamentalmente nova: "Drones de todos os tipos dominam agora o campo de batalha", apontou.

Segundo Kyiv, não só o número de drones aumentou, como também a sua qualidade melhorou, juntamente com o papel das unidades especializadas em drones.

A Rússia está a formar novos batalhões, regimentos e brigadas, mas a Ucrânia respondeu reforçando as suas forças de sistemas não tripulados (drones), resultando num impacto direto no aumento das perdas russas.

O comandante-chefe ucraniano destacou ainda o lançamento de um sistema de comando ao nível do corpo de Exército, que tornou as forças ucranianas mais controláveis e eficazes no campo de batalha.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

Leia Também: França diz que não há "provas concretas" de ataque a residência de Putin

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911767/kyiv-estima-que-russia-esta-a-perder-6-soldados-por-cada-ucraniano-morto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes