Kyiv confirma uso de mísseis norte-americanos ATACMS contra solo russo

  • 18/11/2025

"As Forças Armadas da Ucrânia utilizaram com sucesso sistemas de mísseis táticos ATACMS para realizar um ataque de precisão contra alvos militares em território russo", declarou o Estado-Maior na rede social Telegram.

 

"Este é um acontecimento significativo que sublinha o compromisso inabalável da Ucrânia com a sua soberania", acrescentou, sem revelar quando ocorreu o ataque ou qual o alvo atingido.

O Estado-Maior ucraniano afirmou que "a utilização de capacidades de ataque de longo alcance, incluindo sistemas como o ATACMS, vai continuar".

"O uso de capacidades de ataque de longo alcance, incluindo sistemas como o ATACMS, vai continuar".

Este é o primeiro ataque com ATACMS confirmado pelo Estado-Maior ucraniano, embora o Ministério da Defesa russo tenha noticiado, em 19 de novembro de 2024, que a Ucrânia tinha utilizado estes mísseis pela primeira vez em território russo nesse dia, especificamente contra um arsenal russo na região fronteiriça de Bryansk.

A informação do Estado-Maior ucraniano é a primeira a surgir desde que o The Wall Street Journal noticiou, no final de agosto, que o Pentágono tinha impedido Kyiv de atacar a Rússia com mísseis ATACMS desde a primavera anterior, de forma a aproximar as relações com Moscovo de um cessar-fogo.

Contudo, quase simultaneamente, o Presidente dos EUA, Donald Trump, criticou o seu antecessor, Joe Biden, por não fornecer à Ucrânia os recursos necessários para responder à invasão russa com ataques em território russo.

Argumentando que isso agravaria o conflito, o Governo de Biden recusou, durante quase três anos, autorizar a venda a Kyiv de sistemas de longo alcance que lhe permitiriam atacar alvos em território russo.

No entanto, no final de 2024, mudou de posição, autorizando a entrega de mísseis ATACMS à Ucrânia.

Em setembro, o Wall Street Journal noticiou que Trump tinha dito ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à margem da Assembleia Geral da ONU, que estava preparado para levantar as restrições à utilização de mísseis de longo alcance para atacar a Rússia.

No entanto, ainda não autorizou a entrega de mísseis Tomahawk de longo alcance à Ucrânia, que Zelensky tem vindo a solicitar insistentemente nos últimos meses, quer a Washington, quer aos países europeus aliados.

Estes mísseis podem atingir alvos até 2.500 quilómetros de distância e seriam as armas de maior alcance transferidas para Kyiv, que já recebeu mísseis Storm Shadow britânicos, mísseis ATACMS norte-americanos e mísseis SCALP franceses para se defender da Rússia.

A Rússia invadiu massivamente a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, numa guerra que começou em 2014 com a invasão e anexação da península ucraniana da Crimeia pelos russos.

Leia Também: Declarado estado de emergência em Donetsk após ataques ucranianos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890523/kyiv-confirma-uso-de-misseis-norte-americanos-atacms-contra-solo-russo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes