Kyiv acusa Rússia de atacar navios no mar Negro e causar um morto
- 09/01/2026
Numa mensagem na plataforma Telegram, o vice-primeiro-ministro ucraniano, Oleksiy Kuleba, afirmou que um dos navios se encontrava perto do porto de Odessa no momento do ataque, transportava soja e navegava sob bandeira das Comores.
Kuleba adiantou que o segundo navio seguia para o porto ucraniano de Chornomorsk para ser carregado com cereais e ostentava a bandeira de São Cristóvão e Névis, havendo indicações preliminares de feridos.
O governador da região de Odessa, Oleg Kiper, confirmou a morte de um marinheiro sírio no navio com bandeira das Comores e referiu que um outro cidadão sírio ficou ferido no segundo ataque.
"Este é um crime de guerra horrível", denunciou Oleksiy Kuleba, acusando Moscovo de visar deliberadamente áreas civis, o transporte marítimo internacional e a logística alimentar.
Os ataques no mar Negro têm-se intensificaram-se há mais de um mês, com ações de ambos os lados contra infraestruturas portuárias e navios.
A Ucrânia tem atingido petroleiros ligados à Rússia e lançado ataques repetidos contra portos russos no mar Negro, nomeadamente Novorossiysk, enquanto Moscovo intensificou os bombardeamentos na região de Odessa, visando infraestruturas energéticas e marítimas.
O presidente russo, Vladimir Putin, já ameaçou reforçar os ataques aos portos ucranianos em resposta às operações de Kyiv no mar Negro.
Leia Também: Após ataque russo, moradores de Kyiv incentivados a abandonar casas













