Kremlin é "totalmente responsável" pelo envenenamento de ativista Navalny

  • 16/02/2026

"O regime da Rússia não se limita a bombardear a Ucrânia, também continua a silenciar os opositores no próprio país", disse a alta representante dos Negócios Estrangeiros da União Europeia numa mensagem nas redes sociais.

 

"O assassínio de opositores políticos faz parte do ADN do regime. Não é uma demonstração de força, mas uma admissão de medo", afirmou Kaja Kallas.

A vice-presidente do Executivo comunitário acrescentou que a UE "vai continuar a utilizar o regime de sanções em matéria de direitos humanos contra a Rússia para garantir a responsabilização pela repressão".

Esta mensagem da chefe da diplomacia europeia surgiu depois da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se ter juntado às condenações de outros líderes da UE na sequência do anúncio de cinco países (Alemanha, Reino Unido, França, Suécia e Países Baixos) de que chegaram à conclusão de que Navalny foi envenenado com uma toxina letal.

De acordo com essa investigação internacional realizada a partir de amostras colhidas de Navalny logo após a morte numa prisão ártica russa, o político morreu envenenado com uma toxina letal (epibatidina), presente em sapos venenosos da América do Sul.

O líder da oposição russa morreu aos 47 anos enquanto estava numa prisão na Sibéria.

A presidência russa considerou infundadas as acusações de que o líder da oposição russa foi envenenado e morto por Moscovo com uma toxina rara há exatamente dois anos.

"Naturalmente, não aceitamos tais acusações. Discordamos delas. Consideramo-las tendenciosas e infundadas", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, na conferência de imprensa diária.

Já no domingo a embaixada russa em Londres tinha classificado as acusações dos governos de cinco países ocidentais como "necropropaganda e ultraje aos mortos".

"O método escolhido pelos políticos do Ocidente, a necropropaganda, desperta verdadeiro estupor", assinalou a embaixada russa, num comunicado divulgado pela agência de notícias russa TASS.

Por seu lado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, qualificou as acusações europeias como uma "campanha informativa para desviar a atenção dos graves problemas do Ocidente".

"No momento em que seria necessário apresentar os resultados das investigações sobre [os gasodutos] Nord Stream 1 e 2, lembram-se de Navalny", afirmou.

No sábado, Reino Unido, Suécia, França, Alemanha e os Países Baixos denunciaram que Navalny morreu envenenado com uma toxina letal presente em rãs-dardo venenosas da América do Sul.

Estes países sublinharam que os respetivos governos chegaram a esta conclusão com base em amostras recolhidas de Navalny, que confirmaram de forma conclusiva a presença desta substância denominada epibatidina.

A Rússia sempre afirmou que Navalny morreu de causas naturais na prisão, em fevereiro de 2024. No entanto, dada a toxicidade da epibatidina e os sintomas relatados, é muito provável que o envenenamento tenha sido a causa da morte, acrescentou a nota conjunta.

Leia Também: Kaja Kallas insiste na rejeição da ideia de se criar um Exército europeu

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940525/kremlin-e-totalmente-responsavel-pelo-envenenamento-de-ativista-navalny#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes