Kosovo vai às urnas para eleições legislativas antecipadas no domingo

  • 26/12/2025

Em 20 de novembro, a Presidente kosovar, Viosa Osmani, anunciou a data das eleições antecipadas.

 

O dia 28 de dezembro era "a única data possível" para organizar estas eleições, declarou então a Presidente kosovar à imprensa, após uma reunião com os líderes dos partidos políticos.

As anteriores eleições parlamentares realizaram-se em 09 de fevereiro. A Constituição do Kosovo só permite duas votações para a formação do Governo.

Após meses de crise política no Kosovo, o partido Vetevendosje (Autodeterminação) candidatou o atual primeiro-ministro, Albin Kurti, ao cargo na primeira votação, mas, sem conseguir alcançar a maioria, propôs Glauk Konjufca.

A Presidente encarregou Konjufca de formar governo em 04 de novembro, mas este recebeu os mesmos 56 votos que foram dados a Kurti primeira votação, realizada em 26 de outubro.

Desde as eleições de fevereiro, o Kosovo tem estado num impasse político total e as eleições antecipadas poderão modificar esta situação, desde que seja encontrada uma maioria clara.

O Vetevendosje, que governa o Kosovo há mais de cinco anos, não obteve uma maioria absoluta para permanecer no poder, desencadeando-se um cenário de instabilidade política.

O partido - filiado ao Partido Socialista Europeu - conseguiu então 42,30% dos votos, seguido pelo Partido Democrático do Kosovo (PDK), com 20,95%.

A convocação de eleições antecipadas ocorrerá no meio de um cenário económico difícil no Kosovo, com o Orçamento de 2026 pendente de uma aprovação quase impossível.

Kurti, 50 anos, no poder desde 2021, não tem outra escolha senão regressar à campanha e tentar obter um melhor resultado no próximo escrutínio. Mas o "Che Guevara do Kosovo", como é conhecido, está longe de ser um novato na política e ainda pode contar com uma sólida popularidade.

Após um primeiro e breve mandato à frente do governo entre fevereiro e junho de 2020, o movimento de Kurti venceu as eleições no ano seguinte, com mais de 50% dos votos, um recorde no jovem país. Primeiro chefe de Governo a ir até ao final do mandato desde a independência em 2008, a chegada ao poder marcou uma rutura radical com o passado.

Kurti não parou de desmantelar instituições, como correios e bancos, que a Sérvia mantinha no território do Kosovo, ignorando as críticas internacionais. Através desses escritórios, Belgrado pagava pensões e salários a dezenas de milhares de sérvios, hoje prisioneiros do braço de ferro entre o Kosovo e a Sérvia, que nunca reconheceu a independência da antiga província.

Ao longo dos meses, Kurti permaneceu surdo às críticas das embaixadas e da União Europeia (UE) e continuou a desmantelar o que considerava serem "instrumentos de intimidação, ameaça e controlo".

A oposição a Belgrado está na origem do compromisso político de Kurti, que se tornou famoso na década de 1990 ao organizar manifestações contra a opressão do regime de Slobodan Milosevic em relação à população albanesa do Kosovo.

O ativismo valeu-lhe dois anos de prisão, entre 1999 e 2001, enquanto a guerra se alastrava entre os rebeldes albaneses e Belgrado.

Após a guerra, o Kosovo permaneceu por alguns anos como uma entidade sob proteção da ONU, e Kurti tornou-se um crítico incansável das instituições internacionais.

Leia Também: Kosovo começou a receber cidadãos deportados dos Estados Unidos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909752/kosovo-vai-as-urnas-para-eleicoes-legislativas-antecipadas-no-domingo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes