Kinshasa aceita proposta angolana de cessar-fogo com o M23

  • 13/02/2026

A presidência da RDCongo afirmou que "toma nota" da iniciativa do Presidente de Angola, João Lourenço, "em favor de um regresso duradouro à paz e à estabilidade na região dos Grandes Lagos", ao mesmo tempo que confirmou que aceita a proposta "num espírito de responsabilidade, conciliação e procura de uma solução pacífica para o conflito".

 

Num comunicado publicado através das redes sociais, a presidência da RDCongo explica que "este cessar-fogo enquadra-se no mecanismo de monitorização e verificação do cessar-fogo assinado a 14 de outubro de 2025 em Doha, cujo objetivo é garantir uma cessação de hostilidades eficaz, controlada e duradoura através de um sistema estruturado de supervisão e acompanhamento de incidentes".

Nesse sentido, sublinhou que "implica uma congelamento rigoroso e imediato das posições, a paragem de todos os reforços militares, a cessação de todas as rotações ou reabastecimentos ofensivos, a proibição de qualquer tentativa de modificar o 'statu quo' no terreno e o fim de todo o apoio externo a grupos armados que operem no território nacional".

"Supõe ainda a proteção efectiva das populações civis e o respeito pelo Direito Internacional Humanitário", lê-se na nota, na qual se salienta que "qualquer consolidação unilateral de posições militares ou qualquer ação destinada a alterar o equilíbrio sobre o terreno durante o período de cessar-fogo comprometeria gravemente a credibilidade do processo e enfraqueceria as suas perspetivas".

Até ao momento, o grupo rebelde M23 ainda não se pronunciou sobre a proposta do Presidente de Angola, apresentada na quarta-feira.

Os Presidentes da RDCongo, Félix Tshisekedi, e do Ruanda, Paul Kagame, assinaram, em dezembro de 2025, em Washington, sob mediação do Presidente dos Estados Unidos, um acordo visando acabar com o conflito, garantir a retirada das tropas ruandesas do território congolês e a cessação do apoio às milícias armadas.

Contudo, após a assinatura do acordo, testemunhado por alguns chefes de Estado africanos, incluindo o angolano, João Lourenço, a RDCongo tem-se queixado de que persistem os confrontos na região e as forças do M23 continuam a avançar em várias cidades.

Angola propôs um cessar-fogo entre o Governo da RDCongo e o movimento rebelde M23 a partir das 12:00 de dia 18 de fevereiro.

Angola assumiu inicialmente um papel de liderança central na mediação do conflito no leste da RDCongo, sobretudo a partir de 2022, quando João Lourenço foi designado mediador da União Africana para o dossier RDCongo-Ruanda, tornando Luanda no principal palco das negociações regionais.

Com o agravamento da crise e a persistência do conflito, outros parceiros internacionais ganharam protagonismo, em particular os Estados Unidos e o Qatar, que acabaram por formalizar entendimentos específicos --- nomeadamente o Acordo de Washington e o Acordo-Quadro de Doha - para promover um cessar-fogo efetivo e criar condições para uma solução política duradoura, assente no respeito pela integridade territorial da RDCongo.

O M23 anunciou a 18 de janeiro a retirada de todas as suas forças de Uvira, cidade que tinha tomado no ano passado, como um gesto de boa-fé em relação às negociações internacionais para resolver o conflito no leste do país, embora desde então tenha acusado o Exército de cometer abusos na localidade.

O grupo rebelde tomou em 2025 o controlo de grande parte das províncias de Kivu Norte e Kivu Sul, incluindo as suas respetivas capitais, Goma e Bukavu, no meio de uma ofensiva que aumentou as tensões entre Kinshasa e Kigali e deu posteriormente início a um processo de negociações para evitar a expansão do conflito na região.

Leia Também: Plenário do Constitucional angolano admite novo recurso de ex-ministro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939060/kinshasa-aceita-proposta-angolana-de-cessar-fogo-com-o-m23#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes