Kimi Antonelli foi alvo de ameaças de morte após o GP do Qatar
- 02/12/2025
Faltava pouco para o fim da corrida do GP do Qatar no passado domingo em Doha, quando Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) cedeu na luta com Lando Norris (McLaren/Mercedes) pelo quarto lugar. O jovem italiano cometeu um erro que permitiu ao britânico ultrapassar na curva 10 e, assim, somar mais dois preciosos pontos na disputa pelo título.
Gianpiero Lambiase, engenheiro de Max Verstappen, sugeriu através da comunicação rádio que Antonelli tinha parecido encostar para Norris passar, enquanto o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, sugeriu que era "óbvio" que o piloto de 19 anos tinha facilitado a ultrapassagem - sendo que a Mercedes é a fornecedora de unidades motrizes da McLaren.
O episódio de Doha levou a que Antonelli fosse vítima de abusos online. Segundo o The Guardian, a Mercedes falou de "mais de 1.100 comentários graves ou suspeitos", sendo em muitos casos "ameaças de morte", nas redes sociais do piloto. Já nos perfis da equipa, foram detetados 330 reações "graves ou suspeitas".
A Mercedes reportou o ocorrido à FIA, enquanto Antonelli decidiu reagir ao colocar a imagem de perfil em negro no Instagram.
Red Bull retrata-se com pedido de desculpas
Depois das reações a quente de Gianpiero Lambiase e de Helmut Marko, a Red Bull emitiu esta segunda-feira (1 de dezembro) um comunicado, em que reconheceu que Kimi Antonelli cometeu um erro não deliberado.
Na nota publicada nas redes sociais, pode ler-se: "Os comentários feitos antes do final e imediatamente depois do GP do Qatar, que sugeriram que o piloto da Mercedes Kimi Antonelli permitiu deliberadamente a ultrapassagem de Lando Norris, são claramente incorretos. As repetições mostram Antonelli a perder momentaneamente o controlo do carro dele, permitindo assim Norris ultrapassá-lo. Lamentamos sinceramente que isto tenha levado a que Antonelli tenha recebido abusos online".
O próprio Helmut Marko voltou atrás na sua opinião inicial: "Vi outra vez as imagens. Da primeira vez, Antonelli podia ter aguentado um pouco melhor [a ultrapassagem de Oscar Piastri]. Da segunda vez, foi um erro de pilotagem e não foi intencional. Lamento que Antonelli tenha recebido tantas críticas online. Para deixar outra vez claro, ele não deixou Norris passar de propósito", disse o austríaco ao F1-insider.
Verstappen a 12 pontos de Norris
Falta uma ronda para o fim da época de Fórmula 1, o GP de Abu Dhabi. Depois da vitória do passado domingo no Qatar, Max Verstappen (Red Bull) subiu ao segundo lugar do campeonato.
O holandês está a 12 pontos de Lando Norris (McLaren), que continua a liderar. Também na luta está Oscar Piastri (McLaren), com 14 pontos de desvantagem face ao topo.














