Kia diz que carros elétricos são "o destino final na Europa"
- 09/07/2025
A Europa tenciona banir os motores de combustão a partir de 2035, e a Kia vê os carros elétricos como uma grande aposta para ter no mercado do 'Velho Continente'.
Ho Sung Song, presidente e diretor-executivo da marca coreana, afirmou à publicação britânica Autocar: "O destino final na Europa são os veículos elétricos, e é por isso que quero ser um ator muito forte nos veículos elétricos na Europa".
Posto isto, o responsável está consciente que, falando no mundo como um todo, é necessário responder a realidades diferentes com investimento em motorizações diversificadas - incluindo não só motores de combustão convencionais para certas regiões, como também extensores de autonomia ou os híbridos. Estes encontram-se, igualmente, na gama atual - como são exemplos o Sorento HEV, o Sportage nas versões HEV e híbrido plug-in ou o XCeev.
Para além do EV5, que ainda não está a ser comercializado na Europa, a Kia tem vários outros modelos totalmente elétricos. Atualmente, em Portugal, conta com seis - EV3, EV4, EV6 e EV6 GT, EV9 e a carrinha PV5.
Estes são modelos distintos entre sim, mas verifica-se uma aposta clara no campo dos utilitários desportivos. O EV3 é um SUV sub-compacto com até 600 km de autonomia, lançado no ano passado.
Já o EV4 é um hatchback que chegará ao mercado até ao próximo ano tal como o EV5, enquanto o EV6 é um crossover compacto, da qual deriva a versão de alto desempenho - o EV6 GT. No que concerne ao EV9, é um SUV de tamanho médio.
Os sul-coreanos pensam, também, na acessibilidade: no próximo ano será introduzido o elétrico PV5 WAV, que é uma versão adaptada do PV5 para entrada com cadeira de rodas.
Os esforços da marca nos carros elétricos continuarão com o EV2, cuja chegada à Europa está prevista para 2026. Apresentado em forma de concept car no passado mês de fevereiro, tornar-se-á no SUV elétrico mais barato da Kia. A versão concetual "reflete a visão da Kia para a mobilidade urbana e design responsável, sublinhada com o design do interior", conforme se lê num comunicado oficial.
Elétrico acessível
Segundo Ho Sung Song, a Kia encontra-se a "estudar e a desenvolver" um modelo elétrico que fique abaixo dos 25 mil euros, pretendendo ter um carro elétrico de entrada que seja acessível.
Segundo a Autocar é, pois, expectável que no futuro o Kia Picanto seja substituído por um citadino totalmente elétrico. Por enquanto, o modelo continua a ter um bom desempenho comercial, dois anos depois da mais recente atualização de grande envergadura.
Leia Também: Kia EV5 é o novo SUV elétrico e chega este ano à Europa