Khamenei diz que Trump não destruirá a República Islâmica

  • 17/02/2026

"[Os Estados Unidos] dizem: 'Vamos negociar sobre a vossa energia nuclear e que o resultado da negociação seja que vocês não tenham essa energia'", afirmou o ayatollah Khamenei num encontro em Teerão com representantes da província do Azerbaijão Oriental.

 

"Se realmente deve haver uma negociação, porque nem sempre há espaço para tal, determinar previamente o resultado da negociação é um ato incorreto e estúpido", declarou.

O Irão e os Estados Unidos realizam hoje, em Genebra, a segunda ronda de negociações nucleares, num contexto marcado por ameaças militares de Washington, que destacou um porta-aviões para o Golfo Pérsico e ordenou o envio de outro para pressionar Teerão.

Khamenei referiu-se a essas ameaças e afirmou que Trump, com advertências e ao dizer o que o Irão pode ou não fazer, procura "dominar o povo iraniano", mas garantiu que não conseguirá destruir a República Islâmica.

"O Presidente dos Estados Unidos disse que passaram 47 anos [sobre a revolução de 1979, liderada pelo ayatollah Ruhollah Khomeini] e ainda não conseguiram destruir a República Islâmica. Esta é uma boa confissão. Eu digo: também tu não serás capaz de o fazer", afirmou.

A mais alta autoridade política e religiosa iraniana acrescentou que Trump repete que o seu Exército é o mais forte do mundo, mas advertiu que essas forças militares "podem, por vezes, sofrer um golpe tão forte que não conseguem levantar-se".

"Um porta-aviões é certamente uma máquina perigosa, mas mais perigosa do que o porta-aviões é a arma que pode enviá-lo para o fundo do mar", acrescentou.

As declarações de Khamenei surgem enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araqchi, mantém um encontro indireto em Genebra com a delegação norte-americana, composta pelo enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e por Jared Kushner, genro de Trump.

Trata-se do segundo encontro entre Teerão e Washington após a retoma, a 06 deste mês, das negociações nucleares em Mascate (Omã), no que foi o primeiro contacto desde a guerra de 12 dias em junho de 2025.

As duas partes mantêm posições muito distantes, com linhas vermelhas bem definidas por Teerão, que insiste que não aceitará o enriquecimento nuclear zero nem a limitação do seu programa de mísseis balísticos, como exige Washington, por considerar que tal o privaria da sua capacidade defensiva.

Leia Também: Khamenei critica posição negocial dos EUA e desvaloriza ameaças de Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940765/khamenei-diz-que-trump-nao-destruira-a-republica-islamica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes