Kennedy Jr. faz exercício descalço e de calças de ganga. "Duas mensagens"
- 18/02/2026
O secretário da Saúde dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., divulgou, na terça-feira, um vídeo no qual surgia a praticar exercício físico descalço e de calças de ganga. O responsável adiantou que o objetivo passava por "transmitir duas mensagens simples ao povo norte-americano", nomeadamente a necessidade de ingerirem "alimentos de verdade" e de se manterem ativos.
"Juntei-me ao Kid Rock para transmitir duas mensagens simples ao povo norte-americano: SEJA ATIVO + COMA ALIMENTOS DE VERDADE", lê-se na descrição das imagens, publicadas na rede social X (Twitter).
No vídeo de cerca de 90 segundos, o homem de 72 anos e o músico levantam pesos, pedalam numa bicicleta estática e fazem flexões, ao som de "Bawitdaba". A dado momento, o secretário da Saúde mergulha no que aparenta ser um banho de água fria – ainda de calças de ganga – tal como poderá ver na galeria acima.
O treino culmina com o par a jogar paddleball e a relaxar numa piscina, cada um com um copo de leite gordo/inteiro na mão.
Note-se que, em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma lei que permitia às escolas servir leite gordo/inteiro, flexibilizando as restrições impostas por Barack Obama.
"O leite gordo/inteiro está de volta", escreveu o magnata nas redes sociais, na altura.
Kennedy Jr. também aplaudiu a medida, que considerou ser "exatamente o tipo de mudança prática que tornará os Estados Unidos saudáveis novamente".
A Administração Trump introduziu, no mesmo período, novas diretrizes alimentares, que recomendavam que os norte-americanos limitassem o consumo de alimentos altamente processados, nomeadamente os que tenham alto teor de açúcares adicionados e sódio. Por outro lado, promoviam produtos outrora desaconselhados por nutricionistas, como é o caso do leite gordo/inteiro, da manteiga e da carne vermelha.
Nessa linha, as recomendações apelavam ao consumo de frutas e de vegetais nas suas formas originais, assim como de alimentos ricos em proteínas e cereais integrais, em detrimento de alimentos pré-embalados, preparados ou prontos para consumo – tanto salgados como doces – e de bebidas açucaradas.
Isto porque, recorde-se, Kennedy Jr. comprometeu-se a tornar o abastecimento alimentar do país uma prioridade, no âmbito do programa "Make America Healthy Again" ["Tornar a América Saudável Novamente"], que visa combater doenças crónicas e infantis. É que, na sua ótica, a indústria está a envenenar em massa esta geração de crianças.
"A minha mensagem é clara. Comam comida de verdade", disse, em conferência de imprensa.
As novas diretrizes contemplavam ainda uma pirâmide invertida, colocando em destaque proteínas, laticínios, gorduras saudáveis e produtos hortícolas.















