Keir Starmer visita China e Japão (já) esta semana

  • 26/01/2026

"Ele vai partir na terça-feira à noite para a sua viagem à China e ao Japão", disse o porta-voz, sem dar mais detalhes.

 

O anúncio surge poucos dias depois de o Governo trabalhista de Keir Starmer ter aprovado o controverso projeto de construção de uma "mega embaixada" chinesa no centro de Londres, apesar das críticas da oposição.

A visita ocorre numa altura em que a China procura posicionar-se como um parceiro fiável e defensor da ordem internacional, em contraste com as ações imprevisíveis e agressivas do Presidente norte-americano, Donald Trump, face aos aliados tradicionais, incluindo o Reino Unido.

Antes de Starmer, o Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu nas últimas semanas o homólogo francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney.

Desde que assumiu funções em julho de 2024, Keir Starmer tem procurado reativar as relações com a potência asiática, sobretudo para explorar oportunidades que impulsionem uma economia britânica anémica.

A ministra das Finanças, Rachel Reeves, visitou a China há um ano.

De acordo com a estação britânica Sky News, a comitiva do chefe do Governo britânico deverá incluir líderes de empresas como o banco HSBC, a construtora automóvel Rolls-Royce, a petrolífera BP ou a farmacêutica AstraZeneca.

Após uma chamada "era dourada" comercial promovida pelo então primeiro-ministro britânico conservador David Cameron nos anos 2010, as relações bilaterais com Pequim azedaram devido às críticas britânicas à repressão em Hong Kong, às violações de direitos humanos contra a minoria muçulmana uigur em Xinjiang e às acusações de espionagem.

Além da agenda económica bilateral, Starmer estará sob pressão para abordar com Xi Jinping questões como o caso do ativista Jimmy Lai, condenado em dezembro por sedição, e o apoio chinês ao Presidente russo, Vladimir Putin, na guerra na Ucrânia.

Tahlia Peterson, analista do centro de estudos britânico Chatham House, considera que é do interesse manter "um certo nível de comércio aberto com a China" e evitar uma dissociação total da China em áreas como o processamento de terras raras e energias renováveis.

"Mas o Reino Unido deve adotar uma abordagem de segurança económica mais de longo prazo para se preparar para o risco de que a China continue a usar as suas relações económicas como arma", avisou, num texto publicado na semana passada.

Após Pequim, Starmer segue no sábado para o Japão, onde irá reunir-se com a primeira-ministra Sanae Takaichi, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico.

Leia Também: Starmer fala com Trump e evoca sacrifícios de soldados dos dois países

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926372/keir-starmer-visita-china-e-japao-ja-esta-semana#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes