Kaja Kallas insiste na rejeição da ideia de se criar um Exército europeu

  • 15/02/2026

"A minha proposta seria que não percamos tempo a falar de coisas novas quando temos de nos concentrar no que é realmente urgente neste momento, que é reforçar os nossos exércitos", afirmou a alta representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas na 62.ª sessão da Conferência de Segurança de Munique (MSC), iniciada sexta-feira e que termina hoje.

 

Kallas assinalou que falar da criação de um Exército europeu "é, de certo modo, neste momento, uma forma de pensamento ilusório" e sublinhou que os Estados-membros da União europeia (UE) devem reforçar-se militarmente para também fortalecer o pilar europeu na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A chefe da diplomacia europeia argumentou que a criação de um novo Exército europeu levantaria redundâncias, tendo em conta a existência da Aliança Atlântica.

"O problema é que, quando surge uma crise real, tudo se resume à cadeia de comando: quem dá ordens a quem e como funciona? Se houver dois desses exércitos aos quais o exército (nacional) pertence, então, em termos de crise, cria-se um vazio e isso é extremamente perigoso", explicou Kallas.

A alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança já tinha manifestado anteriormente a sua rejeição à ideia de criar um Exército europeu, proposta defendida por países como Espanha.

"Quem afirma que precisamos de um Exército europeu talvez não tenha pensado de forma prática, porque não foi primeiro-ministro", disse Kallas, em 02 deste mês, numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store.

"Há um único exército e um único orçamento de defesa. Assim, se já se faz parte da NATO, não se pode criar um exército separado além do que já se tem, porque, numa situação de crise, o mais importante é a cadeia de comando: quem dá ordens a quem", afirmou então a antiga primeira-ministra estónia.

A Conferência de Segurança de Munique é considerada o principal encontro mundial de especialistas em políticas de segurança. Mais de 60 líderes mundiais e cerca de 100 ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa participam nesta 62.ª edição.

Leia Também: Kaja Kallas responde aos EUA: "Ataque à Europa parece estar na moda"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939867/kaja-kallas-insiste-na-rejeicao-da-ideia-de-se-criar-um-exercito-europeu#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes