Justiça dos EUA processa estados que não entregaram listas eleitorais

  • 13/12/2025

A Divisão de Direitos Civis do DoJ anunciou ações judiciais federais contra o Colorado, o Havaí, Massachusetts e Nevada, argumentando que estes estados não apresentaram as listas eleitorais estaduais quando solicitadas.

 

Em setembro passado, o DoJ apresentou uma ação semelhante contra a Califórnia, Michigan, Minnesota, Nova Iorque, New Hampshire, Maine e Oregon, todos dominados pelos democratas, entre um total que ascende agora a 18 estados processados.

As ações judiciais pretendem obrigar os funcionários eleitorais de cada estado a fornecer todas as informações dos eleitores contidas nas respetivas listas eleitorais, incluindo nomes, datas de nascimento, números de carta de condução e números parciais da Segurança Social.

A procuradora adjunta Harmeet K. Dhillon anunciou num comunicado que o Departamento de Justiça não permitirá que os estados comprometam a integridade e a eficácia das eleições "recusando-se a cumprir" as leis eleitorais federais.

"Se os estados não cumprirem o dever de proteger a integridade do voto, nós fá-lo-emos", acrescentou.

A divisão também está a processar o condado de Fulton (Geórgia) por forma a obter registos relacionados com as eleições de 2020.

O assunto é particularmente caro ao Presidente Donald Trump, que foi acusado de liderar uma organização mafiosa com 18 cúmplices, entre eles o seu advogado e ex-prefeito de Nova Iorque, Rudy Giuliani, para reverter o resultado das eleições de 2020 naquele estado, onde perdeu para Joe Biden por uma margem estreita.

Dias antes da derrota ser confirmada, Trump ligou ao secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, pedindo-lhe que "encontrasse 11.780 votos" que lhe permitissem reverter a vitória do democrata.

Este é o caso pelo qual o atual Presidente dos Estados Unidos foi levado a uma prisão em Atlanta, onde lhe foi tirada uma fotografia de detido, que Trump depois usou durante a campanha para denunciar uma alegada perseguição judicial.

No mês passado, a Procuradoria da Geórgia retirou as acusações contra Trump, o que o líder republicano celebrou como uma vitória.

Leia Também: Vários estados processam governo Trump por taxa sobre vistos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903592/justica-dos-eua-processa-estados-que-nao-entregaram-listas-eleitorais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes