Junta militar promulga Carta Política de Transição que suspende Constituição

  • 08/12/2025

De acordo com o autodenominado Alto Comando Militar para o Restabelecimento da Segurança Nacional e da Ordem Pública, que tomou o poder em 26 de novembro, num comunicado hoje divulgado e citado pela agência EFE, a Carta "restabelece a legalidade constitucional e garante o regresso à normalidade institucional e democrática na Guiné-Bissau".

 

O documento estabelece um período de transição de 12 meses, mantém os capítulos sobre direitos, liberdades e garantias, e reafirma o compromisso do país com os acordos internacionais, refere a EFE.

A estrutura de transição será composta por quatro órgãos: o presidente da República de Transição, designado Alto Comando Militar, o próprio Alto Comando, o Conselho Nacional de Transição, com 65 elementos e funções legislativas e de fiscalização, e o Governo de Transição, encabeçado por um primeiro-ministro.

O presidente e o primeiro-ministro de transição ficam impedidos de concorrer às eleições que encerrarão o processo, quando um novo presidente e um novo executivo tomarem posse.

A Carta Política de Transição estabelece também que o presidente de transição tem poderes para representar o Estado, promulgar leis e decretos, nomear ministros, juízes e embaixadores, fixar datas para eleições e exercer outras funções necessárias para garantir a governabilidade do país.

O Alto Comando Militar refere que irá manter todas as medidas necessárias para proteger os poderes políticos e os direitos dos cidadãos.

"O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) será o depositário da Carta", lê-se também no comunicado hoje divulgado. Quer isto dizer que o STJ será o 'guardião oficial', que manterá o documento original e garantirá a sua autenticidade, servindo como referência legal e administrativa, bem como órgão de consulta, interpretação ou verificação oficial.

Um grupo de militares tomou o poder na Guiné-Bissau, destituiu o Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, que deixou o país, e suspendeu a divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro.

Os militares justificaram a tomada do poder com a suposta "existência de um plano de desestabilização através do tráfico de drogas, manipulação eleitoral, incitamento ao ódio e descoberta de um depósito clandestino de armas".

O general Horta Inta-A foi empossado Presidente de transição pelo período de um ano e nomeou como primeiro-ministro e ministro das Finanças Ilídio Vieira Té, antigo ministro de Embaló.

As eleições, que decorreram sem registo de incidentes, realizaram-se sem participação do principal partido da oposição, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e do seu candidato, Domingos Simões Pereira, excluídos da disputa e que declararam apoio ao candidato opositor Fernando Dias da Costa.

Simões Pereira foi detido e a tomada de poder pelos militares é denunciada pela oposição como uma manobra para impedir a divulgação dos resultados eleitorais.

O golpe militar foi condenado pela comunidade internacional e a Guiné-Bissau foi suspensa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana (UA) até que a ordem constitucional seja restabelecida.

A Guiné-Bissau é considerada um dos países mais instáveis de África: desde a sua independência de Portugal em 1974, sofreu quatro golpes de Estado bem-sucedidos (1980, 1998/99, 2003 e 2012).

Leia Também: Guineenses em Portugal exigem conclusão do processo eleitoral

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2901303/junta-militar-promulga-carta-politica-de-transicao-que-suspende-constituicao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes