Júdice afirma que Cotrim será um "Presidente catalisador das reformas"
- 10/01/2026
"Eu acho que é preciso um Presidente que seja um catalisador das reformas", afirmou o mandatário nacional da candidatura de Cotrim, o advogado José Miguel Júdice, num comício que decorreu no Técnico Innovation Center, em Lisboa.
Numa breve intervenção que antecedeu o discurso do candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Júdice explicou a expressão de "Presidente catalisador": "Quem estudou química no liceu, como eu, sabe que um catalisador é uma substância que acelera as reações, faz com que elas avancem mais depressa, mas não é consumido no processo dessa mesma aceleração".
Na sua visão, um Presidente que seja um catalisador das reformas funciona como um acelerador e como um apoio a todos aqueles que querem as reformas que são "necessárias e inadiáveis".
Dirigindo-se àqueles que apoiaram a Aliança Democrática (coligação PSD/CDS-PP) nas últimas eleições legislativas, mas que, agora, não se reveem no candidato que escolheu - referindo-se a Marques Mendes -- o advogado frisou que Cotrim Figueiredo é "manifestamente a melhor escolha e o melhor candidato".
O ex-militante do PSD confessou ter acreditado, desde cedo, que o antigo líder da IL tinha hipóteses de passar à segunda volta, mas agora acredita "muitíssimo mais".
Sobre a ambição reformista de Cotrim Figueiredo, Júdice lembrou que há forças em Portugal que se opõem às reformas e, algumas delas, estão dentro da base de apoio e de próprios dirigentes da Aliança Democrática e do Governo.
"Há forças que, embora saibam que as reformas são essenciais, têm receio e não querem arriscar porque têm medo que lhes saíam caras em termos de apoio eleitoral. Há um candidato nesse estatuto", avisou.
E depois, prosseguiu, há aqueles que, por egoísmo ou seja lá pelo que for, "estão-se nas tintas" para as reformas porque acham, bem ou mal, que não precisam delas para ter uma vida boa.
Em sua opinião, é contra essas forças que é preciso lutar.
"Vamos a isso, vamos à segunda volta, vamos em frente com Cotrim a Presidente", terminou o advogado ao som de palmas e de gritos de "Portugal, Portugal, Portugal".
Leia Também: Cotrim Figueiredo avisa que "votar em Ventura é eleger Seguro"













