JSD promove encontro de reflexão dedicado à semana de quatro dias
- 28/11/2025
O encontro de reflexão vai realizar-se no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e contará com a participação de Pedro Gomes e Rita Fontinha, coordenadores do primeiro projeto-piloto da semana de quatro dias em Portugal.
"Ambos irão partilhar a sua visão sobre os impactos do modelo na produtividade e na economia do país, bem como no bem-estar, saúde mental e qualidade de vida dos trabalhadores, oferecendo uma perspetiva abrangente baseada na experiência nacional", refere uma nota da JSD, a estrutura jovem do PSD.
Participará também Rui Cortes, líder da Lean Health Portugal, "empresa que já trabalha com um modelo de quatro dias por semana".
De acordo com a nota da JSD, "a sessão reunirá especialistas, académicos, representantes do setor privado e jovens profissionais para analisar os impactos, desafios e oportunidades associados à adoção da semana de quatro dias de trabalho em Portugal".
O líder da JSD, João Pedro Louro, tem defendido este modelo laboral, e a proposta fez parte da moção de estratégia com que foi eleito líder desta estrutura, em junho de 2024.
"Todos os estudos sobre as novas gerações mostram que a flexibilidade laboral é cada vez mais valorizada. A nossa geração não quer viver para trabalhar. Quer trabalhar para viver. E isso exige políticas modernas, sustentáveis e alinhadas com as transformações do mundo laboral", defende o também deputado social-democrata.
No último Congresso do PSD, em outubro do ano passado, a 'jota' viu também aprovada uma proposta setorial que defendia "a longo prazo, a possibilidade de implementação gradual de uma semana de quatro dias de trabalho, com uma redução progressiva do período normal de trabalho do quinto dia de trabalho, sem redução equivalente da retribuição base".
Nesta proposta, defendia-se, num momento inicial, a fixação de uma jornada máxima de 38 horas semanais, e culminando com um período de trabalho semanal de 36 horas, divididas em 4 dias da semana.
Com este 'think tank', a JSD diz querer "estimular um debate sério, informado e baseado em evidência, contribuindo para que Portugal avance para modelos laborais mais humanos, mais eficientes e ajustados às exigências do século XXI".
Dois dias depois desta iniciativa da JSD, a Assembleia da República debaterá na quinta-feira um conjunto de iniciativas de vários partidos sobre trabalho, incluindo recomendações do Livre, BE e PS para que se alargue a experiência da semana de quatro dias nos setores privado e público.
O PSD não tem qualquer iniciativa agendada para este debate, que esteve inicialmente marcado para final de outubro, num dos plenários cancelados devido à morte do antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão.
Leia Também: JSD organiza III Cimeira Ibérica da Juventude no Porto













