JPP critica Governo da Madeira por dívidas de milhares a pessoal da saúde

  • 14/01/2026

"Um governo caloteiro, que não paga o que deve e não premeia o esforço dos profissionais da saúde, que não tem palavra e que goza com quem trabalha, com certeza que é um Governo que não merece confiança e tem de estar sob forte escrutínio em todas as áreas de intervenção", afirmou o líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa, em conferência de imprensa, no Funchal.

 

Élvio Sousa, que lidera o maior partido da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira (ocupa 11 dos 47 lugares no hemiciclo), considerou "vergonhosas" as prioridades dos responsáveis do executivo madeirense (PSD/CDS-PP).

"Quando se trata de pagar 100/150 mil euros em dívida há três anos aos profissionais de saúde não resolvem rapidamente esse calote, mas quando se trata de arranjar milhões para fazer campos de golfe e concessionar aos amigos ou a arranjar estruturas de missão para alojar ex-secretários são muito céleres e para isso não falta dinheiro", argumentou.

Para o eleito e secretário-geral do JPP, "já basta de esperar e continuar com estas injustiças", sendo necessário "agir e forçar a fiscalização para que cumpram a palavra e sejam responsabilizados".

Élvio Sousa adiantou que o partido requeu esta semana ao Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) documentação sobre esta matéria e que "o objetivo é agir judicialmente em defesa dos profissionais contra estes políticos de ocasião que assumiram compromissos e não honraram a sua palavra."

A este propósito, o líder parlamentar do JPP recordou também que, em dezembro, o JPP requereu com urgência a presença no parlamento da Madeira da secretária regional da Saúde e Proteção Civil, do Conselho de Administração do SESARAM e dos sindicatos, iniciativa rejeitada por PSD e CDS-PP, maioria que governa a região.

O programa de recuperação de listas de espera de pequena cirurgia foi iniciado em 2023, pela anterior responsável pelo SESARAM, Rafaela Fernandes, tendo sido pedido aos médicos, enfermeiros e auxiliares de ação médica que trabalhassem nas folgas, lembrou ainda Élvio Sousa.

"Essa dedicação voluntária dos profissionais de saúde, com custos para a qualidade de vida dos próprios e para as suas famílias, está há três anos por pagar", insistiu o líder parlamentar do JPP, partido que assumiu o problema das listas de espera na saúde como uma das suas bandeiras políticas.

Leia Também: PJ diz que cibercrime direcionado a crianças é residual na Madeira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2919250/jpp-critica-governo-da-madeira-por-dividas-de-milhares-a-pessoal-da-saude#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes