Jovem iraniano condenado à pena de morte libertado sob fiança

  • 01/02/2026

Erfan Soltani, o jovem de 26 anos condenado à pena de morte por participar em protestos contra o regime iraniano, foi libertado sob fiança. A informação foi avançada pela organização não-governamental (ONG) Hengaw e pela agência de notícias iraniana ISNA. 

 

"Erfan Soltani, que foi preso durante os recentes acontecimentos e que alguns meios de comunicação estrangeiros afirmaram anteriormente ter sido condenado à morte, foi libertado da prisão sob fiança de dois mil milhões de tomans [cerca de 1.500 euros]", indicou que a ISNA na rede social Telegram. 

Já a ONG de defesa dos direitos humanos Hengaw indicou que o jovem "foi libertado sob fiança no sábado, 31 de janeiro de 2026". 

A informação foi também confirmada por um familiar de Erfan Soltani à Sky News. 

Erfan Soltani foi detido na noite de 8 de janeiro, em sua casa, na cidade de Karaj, por envolvimento nos protestos contra o regime iraniano.  Dias depois, as autoridades informaram a sua família de que a execução estava marcada para 14 de janeiro, sem fornecer mais detalhes. A execução acabou por ser adiada.

Durante o processo, um familiar de Soltani disse à BBC que um tribunal emitiu uma sentença de morte "num processo extremamente rápido, em apenas dois dias". A sua irmã, que é advogada, tentou dar seguimento ao caso, mas as autoridades disseram que não havia nada a fazer, de acordo com Awyer Shekhi, da Hengaw.

"É apenas alguém que se opõe à situação atual no Irão... e agora recebeu uma sentença de morte por expressar a sua opinião", lamentou.

Na altura, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que foi informado "por fontes fidedignas" de que os planos de execuções de manifestantes no Irão foram interrompidos, apesar de o regime de Teerão sugerir o contrário. 

Este domingo, o líder supremo iraniano, o aiatola Ali Khamenei, considerou que os protestos antigovernamentais de janeiro, que causaram vários milhares de mortos, assemelharam-se a um "golpe de Estado".

Os manifestantes "atacaram a polícia, edifícios governamentais, quartéis da Guarda Revolucionária, bancos, mesquitas e queimaram o Alcorão (...) foi um verdadeiro golpe de Estado", criticou Khamenei, garantindo que a tentativa tinha "falhado".

A ONG Human Rights Activists News Agency (HRANA), com sede nos Estados Unidos, afirma ter confirmado 6.713 mortes, incluindo 137 crianças, e está a investigar mais de 17.000 mortes adicionais.

O Irão ocupa o segundo lugar no mundo em número de execuções, apenas atrás da China, segundo as ONG: em 2025, o país executou pelo menos 1.500 pessoas condenadas à morte, de acordo com a organização não-governamental (ONG) Iran Human Rights (IHR).

Doze pessoas foram executadas durante a última grande onda de protestos, entre 2022 e 2023, segundo esta ONG sediada na Noruega. Outras doze foram executadas por espionagem para Israel desde a guerra de junho entre os dois países inimigos.

Líder supremo do Irão compara recentes protestos a um

Líder supremo do Irão compara recentes protestos a um "golpe de Estado"

O líder supremo iraniano, o aiatola Ali Khamenei, considerou hoje que os protestos antigovernamentais em janeiro, que causaram vários milhares de mortos, assemelham-se a um "golpe de Estado".

Lusa | 15:21 - 01/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2930718/jovem-iraniano-condenado-a-pena-de-morte-libertado-sob-fianca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes