José Sócrates já tem novo advogado na Operação Marquês
- 26/11/2025
José Sócrates já tem novo advogado na Operação Marquês. Trata-se de José Preto, avança esta quarta-feira a CNN Portugal, conhecido por ter representado o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho numa providência cautelar contra a direção do clube.
De recordar que o julgamento foi suspenso até dia 4 de dezembro, após o antigo primeiro-ministro (e principal arguido do caso) ter dispensado o advogado oficioso, José Manuel Ramos.
A questão com a defesa de Sócrates no processo teve início com a renúncia de Pedro Delille. No requerimento remetido ao tribunal, a que a Lusa teve acesso, o advogado referiu-se a um "simulacro de julgamento" e justificou a 'saída' com "razões deontológicas".
Já após ter-lhe sido atribuído um advogado oficioso, José Sócrates pediu à juíza para acabar com o que considerou ser um "lamentável e degradante espetáculo" de ter um representante que não escolheu.
José Sócrates, de 68 anos, está pronunciado (acusado após instrução) de 22 crimes, incluindo três de corrupção, por ter, alegadamente, recebido dinheiro para beneficiar em dossiês distintos o grupo Lena, o Grupo Espírito Santo (GES) e o 'resort' algarvio de Vale do Lobo.
No total, o processo conta com 21 arguidos, que têm, em geral, negado a prática dos 117 crimes económico-financeiros que lhe são imputados.
O julgamento decorre desde 3 de julho no Tribunal Central Criminal de Lisboa e está interrompido - quando ainda faltam ouvir mais de uma centena de testemunhas.
[Notícia atualizada às 13h41]
Leia Também: Sócrates requer à juíza esclarecimentos sobre prescrição de crimes














