José Mourinho prepara-se para render Bruno Lage no Benfica
- 17/09/2025
Está escolhido o sucessor de Bruno Lage no Benfica. José Mourinho já alcançou um princípio de acordo com a direção encabeçada por Rui Costa e prepara-se para voltar a treinar em Portugal, numa informação inicialmente avançada pela CNN Portugal e posteriormente confirmada pelo Desporto ao Minuto.
Os detalhes do contrato que ligará ambas as partes ficarão fechados nas próximas horas e, dessa forma, é expectável que o experiente treinador português, de 62 anos, possa ser apresentado oficialmente já esta quarta-feira.
Recorde-se que José Mourinho foi despedido do Fenerbahçe, no passado dia 29 de agosto, precisamente na sequência da eliminação aos pés do Benfica (1-0), na luta pelo acesso à fase regular da Liga dos Campeões - onde o clube da Luz se estreou com uma dramática reviravolta sofrida frente ao Qarabag (2-3) a 'castigar' Bruno Lage.
Recorde-se que José Mourinho já treinou o Benfica na época 2000/01, com o registo de seis vitórias em 11 jogos, precisamente na sua primeira experiência como treinador principal, já depois de ter sido adjunto de equipas como Sporting, FC Porto e Barcelona. Terminada a aventura na Luz, o conceituado treinador luso somou aventuras ao serviço de clubes como União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham, AS Roma e Fenerbahçe.
Rui Costa (ainda) não confirmou
Durante a conferência de imprensa convocada para anunciar o despedimento de Bruno Lage, na madrugada desta quarta-feira, Rui Costa foi confrontado com a crescente possibilidade de contratar José Mourinho, mas acabou por negar, no momento, qualquer conversação.
"José Mourinho? O Benfica neste momento está sem treinador. A única coisa que se passou [nas últimas horas] foi a conversa com Bruno Lage. Não entrou nenhum treinador hoje. Evidentemente que temos as nossas preparações para que no sábado, na Vila das Aves, o Benfica já esteja com um novo treinador no banco", começou por dizer o presidente do Benfica sobre o tema.
"Ainda não entrámos em contacto com nenhum treinador. Em relação ao voto [para as eleições presidenciais agendadas para o próximo dia 25 de outubro], não é a minha preocupação neste momento. Para mim, o importante neste momento é tomar as melhores decisões para o futuro do Benfica e não para o futuro do Rui Costa. As minhas preocupações sempre foram as de assegurar o futuro do Benfica", atirou de seguida.
"O Benfica tem uma estrutura suficiente para dar o treino de amanhã. Será uma sessão de recuperação em função do último jogo e temos treinadores interinos que estão mais do que preparados para isso. Os treinadores estão sempre a prazo, independentemente de eleições ou não. Ninguém queria chegar a este momento. Não pude evitar esta decisão [de despedir Bruno Lage], assim como acredito que tenho de contratar um treinador para o resto da temporada", completou Rui Costa.
[Notícia atualizada às 02h53]
Leia Também: Rui Costa anuncia despedimento de Bruno Lage do Benfica: "Era o momento"