José Morais arranca Champions asiática a sorrir. Pedro Martins vacila
- 15/09/2025
Em Abu Dhabi, um golo de Lucas Pimenta, com nacionalidade brasileira e emiradense, já aos 90+8 minutos, valeu ao Al Wahda a reviravolta na receção ao campeão saudita Al Ittihad, que se tinha adiantado no marcador pelo neerlandês Steven Bergwijn, aos 21, mas viu Muhannad Al Shanqiti ser expulso, aos 37, com Caio Canedo a igualar, aos 62.
Rúben Canedo foi titular pelo Al Wahda, que deixou Guga e Bernardo Folha no banco, enquanto Danilo Pereira jogou a tempo inteiro ao serviço do Al Ittihad, no qual Roger Fernandes, recém-contratado pelo conjunto de Jeddah, foi suplente não utilizado.
O Al Wahda bateu os vencedores da 'Champions' asiática em 2004 e 2005 para entrar com um triunfo na zona oeste da fase de liga, ao contrário dos qataris do Al Gharafa, que perderem nos descontos na visita aos emiradenses do Sharjah, após liderarem por 2-0 e 3-2.
Os visitantes marcaram pelo argelino Yacine Brahimi, aos 33 minutos, e por Joselu, aos 73, por entre um golo do espanhol a passe do antigo avançado do FC Porto, aos 45+4, com os anfitriões a reagirem através do albanês Rey Manaj, na recarga a uma grande penalidade por si desperdiçada, aos 60, e do guineense Ousmane Camara, aos 62.
Já depois da expulsão do guarda-redes senegalês Khalifa N'Diaye no Al Gharafa, aos 86 minutos, o Sharjah, vencedor da Liga dos Campeões asiáticos 2 em 2024/25, chegou ao triunfo com tentos de Manaj, que 'bisou', aos 90+1, e do brasileiro Igor Coronado, aos 90+10.
Sharjah e Al Wahda contabilizam três pontos, contra nenhum de Al Gharafa e Al Ittihad, e seguem na frente da zona oeste da principal competição asiática de clubes, cuja jornada inaugural da fase de liga vai prosseguir até quarta-feira, incluindo a receção do campeão emiradense Shabab Al Ahli, comandado por Paulo Sousa, ao homólogo iraniano Tractor.
A exemplo da temporada passada, quando foi implementada uma fase de liga, ao invés da fase de grupos, cada uma das 24 equipas defrontará oito adversários, com os oito melhores classificados das zonas oeste e este a qualificarem-se para os oitavos de final.
Leia Também: Luís Filipe Vieira revolta-se no Benfica e até mete Varandas 'ao barulho'