Joropo venezuelano declarado património da humanidade pela Unesco
- 10/12/2025
"Nova inscrição na lista do Património Imaterial: O joropo na República Bolivariana da Venezuela. Parabéns", anunciou a Unesco na rede social X, numa mensagem publicada em idioma castelhano.
A decisão, segundo a imprensa local, foi tomada pelo Comité do Património Cultural Imaterial, durante a 20.ª sessão daquele organismo, que teve lugar em Nova Deli, capital da Índia.
O joropo é um género musical e uma dança quotidiana dos venezuelanos, que se faz sentir, em particular, durante as tarefas de ordenha e condução do gado, mas também em festas familiares e religiosas.
Com letras que descrevem o dia a dia do povo, histórias de amor e a dura vida do campo, é também símbolo de alegria e de movimento, sendo frequente o uso da expressão "calce as sandálias, que o que vem aí é joropo", para expressar festa e ação.
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu à decisão da Unesco, afirmando que se trata de uma grande conquista, de um reconhecimento mundial ao povo venezuelano.
"Uma grande conquista da Venezuela. Isto sim, é um verdadeiro reconhecimento mundial ao povo, à nossa cultura e à nossa identidade", disse durante um contacto telefónico com a televisão estatal venezuelana.
Maduro sublinhou ainda que "é impressionante" a "diversidade de coreografias, passos, estilos" do joropo, e sublinhou a importância de preservar a identidade, manter e resgatar as tradições.
Leia Também: Autarca de Aveiro diz que decisão da UNESCO é "momento histórico"













