Jorge Pinto quer ver língua mirandesa "na moda": "De todo o país"

  • 09/01/2026

Jorge Pinto encerrou o sexto dia de campanha para as presidenciais em Miranda do Douro, onde visitou o Centro de Acolhimento do Burro (CAB), que acolhe burros de Miranda, e a Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa, uma instituição responsável pela promoção e divulgação da língua mirandesa.

 

No final da tarde, em declarações aos jornalistas, defendeu a importância de preservar tanto o mirandês como as espécies autóctones da região, em particular o burro de Miranda, salientando que com esta visita quis dar visibilidade a um "património absolutamente único e distintivo" que "está a ser ameaçado".

Jorge Pinto lamentou as falhas na atribuição de fundos às instituições que preservam a língua mirandesa, mas salientou a adesão de muitos alunos da região à aprendizagem deste idioma nas escolas: "A grande maioria dos jovens que têm essa oportunidade prefere aprender a língua mirandesa", salientou.

O candidato considerou que, aplicando esforços na sua revitalização e visibilidade, o mirandês poderá estar "na moda" e "tem muito futuro", acrescentando que um Presidente da República também tem como função "defender e promover a língua mirandesa".

"É um património que não é apenas dos mirandeses, é de todo o país e o Presidente da República é o Presidente de todo o país, de todo o território", argumentou.

O candidato a Belém apoiado pelo Livre declarou ainda que "um país que esquece a sua cultura, ou que acha que a sua cultura é estática e que está parada no tempo, é no fundo um país que está a dizer que essa cultura não vale nada".

Para Jorge Pinto, defender a cultura é também "respeitar as línguas minoritárias", como o mirandês, e as espécies locais que há no país.

"Com esta visita nós vimos dois bons exemplos de como isso pode ser feito e percebemos onde é que o Estado deve também estar a apostar para apoiar esses dois exemplos e o que pode fazer para preservar este património que é verdadeiramente único no nosso país", acrescentou.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro de 2026.

Concorrem às presidenciais 11 candidatos, um número recorde. Caso nenhum deles consiga mais de metade dos votos validamente expressos, realizar-se-á uma segunda volta a 08 de fevereiro entre os dois mais votados.

Os candidatos são Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República.

A campanha eleitoral decorre de 04 a 16 de janeiro.

Leia Também: Conselho de Estado? Participação de Ventura e Marques Mendes "é um erro"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916815/jorge-pinto-quer-ver-lingua-mirandesa-na-moda-de-todo-o-pais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes