Jorge Pinto diz ter "medo" de segunda volta entre Ventura e Cotrim

  • 16/01/2026

No discurso no comício de encerramento da sua campanha, no Teatro da Luz, em Lisboa, Jorge Pinto apelou ao voto em si "por convicção", mas ressalvou que percebe, porque sente o mesmo, o medo dos eleitores de uma "segunda volta com um antirrepublicano e um falso liberal autoritário".

 

"Eu tenho muito medo e percebo isso também. E a essas pessoas eu digo-lhes uma coisa muito simples: eu não sou dono do vosso voto, ninguém é dono do vosso voto. E que se vocês querem votar em alguém que tem mais possibilidades de passar à segunda volta, em alguém que se reveja nesta Constituição, o vosso voto é igualmente legítimo", disse, referindo-se à carta enviada aos eleitores esta quinta-feira.

Jorge Pinto avisou os eleitores que quer votem em si ou não que no dia 19 continuará presente no debate político porque a "defesa da República vai ser feita por todos".

"Essa defesa vai mesmo ter de passar por nós. Essa vigilância cidadã, democrática e republicana vai mesmo ter de passar por nós. Porque eu também não estou confortável e tenho medo quando vejo notícias daqui de Lisboa, da capital do nosso país, de forças policiais a torturarem os mais frágeis da nossa sociedade. De agentes policiais torturarem pessoas em situação de sem-abrigo, toxicodependentes, mulheres, imigrantes", acrescentou.

Num discurso centrado em grande parte neste receio que diz identificar nos eleitores, Jorge Pinto pediu que esse medo não paralise ninguém porque será dele que virá a força para lutar pelos direitos de todos, incluindo os imigrantes, ciganos ou pessoas LGBTI+ contra o que a "extrema-direita está a fazer" em Portugal.

A segunda parte da intervenção focou-se na esperança, com o candidato apoiado pelo Livre a pedir aos presentes no Teatro da Luz que fizessem "uma promessa ao futuro do país" e defendessem Portugal de que pretende atacar a democracia.

"Do que de nós depender, a nossa democracia veio para ficar. No que de nós depender, Portugal vai ser o país que merecemos. Um país da justiça, um país da igualdade, um país da liberdade e sim, um país do amor. Fica a promessa, nós não baixaremos os braços", enfatizou.

Como foi fazendo ao longo de toda a campanha, Jorge Pinto alertou para o risco de uma revisão constitucional feita apenas à direita para asseverar que esse processo "vai acontecer e muito mais rápido" do que se pensar.

O candidato a Belém defendeu que Portugal "precisa de criar novas gerações de políticos, mas sobretudo de criar novas gerações de cidadãos", porque um "país que não tenha uma cidadania ativa e vigilante é um país que está condenado a ter maus políticos".

Jorge Pinto afirmou-se satisfeito por conseguir marcar a agenda evitando que a extrema-direita o fizesse, e ter dado esperança a quem não a tinha.

"Falámos com muitas pessoas que achavam que não havia nada de novo no nosso país. Que estávamos condenados ao derrotismo, ao encolher de ombros e a dizer 'eles já ganharam mais cedo ou tarde e eles chegarão lá'. E eles não vão lá chegar se nós não deixarmos que eles cheguem lá", atirou, acrescentando que há "tempo para isso".

O candidato encerrou pedindo que da sua candidatura saia uma "esperança mobilizadora" que, além de se refletir em votos, tenha um "reflexo muito maior no dia 19 quando se conseguir mobilizar as pessoas que perceberam o valor de lutar por Portugal".

[Notícia atualizada às 23h43]

Leia Também: Mendes Lopes diz que Pinto é "contraponto" a país de "cada um por si"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2921046/jorge-pinto-diz-ter-medo-de-segunda-volta-entre-ventura-e-cotrim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes