Jorge Pinto alerta para risco de governamentalização da Lusa

  • 12/12/2025

"É um risco muito grande. Eu próprio, agora aqui com o chapéu de deputado, questionei ainda na anterior legislatura o ministro em relação a isso. A agência Lusa, uma agência de informação, tem um papel fundamental no que diz respeito não só à cobertura do território nacional, mas um papel muito importante no que diz respeito à desinformação", afirmou à margem de um jantar com apoiantes.

 

O candidato enfatizou o trabalho da agência lembrando na Europa e no mundo, se atravessa "uma fase em que distinguir o real do falso, a verdade da mentira, é cada vez mais complexo".

"E a comunicação social tem um papel preponderante aí. E uma agência como a Lusa é, se calhar, quem tem mais responsabilidade do que todos os outros órgãos de comunicação social ao garantir que é intocável na sua maneira de investigar, de fazer notícias e de questionar tudo o que for preciso que seja questionado", continuou.

Neste contexto, considerou que "a governamentalização é problemática", defendendo uma agência Lusa "que seja capaz de fazer o seu trabalho, que de preferência se mantenha sempre pública, completamente pública, mas com autonomia para poder ter a sua linha editorial, autonomia para ter o seu trabalho, autonomia também no que diz respeito aos meios para poder continuar a cobrir todo o território nacional, os arquipélagos incluídos evidentemente e também a diáspora".

"Espero bem que o Governo não tenha qualquer tentação de fazer algo contrário, porque aí sim, enquanto Presidente da República, teria uma voz a dizer que esse não é o caminho, que nós precisamos de uma agência Lusa que seja plenamente independente e que faça aquilo que é esperado, e não só esperado, que é respeitado pelos portugueses, que é o trabalho de qualidade, de independência e de coragem até que é reconhecido atualmente a Agência Lusa", avisou Jorge Pinto.

O PS anunciou hoje que vai pedir a audição parlamentar do ministro da Presidência sobre o futuro modelo de organização institucional Agência Lusa, considerando existir "perigo de governamentalização" da agência noticiosa.

"A nossa maior preocupação é o perigo de governamentalização da Lusa", afirmou o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Como "iniciativa imediata", o PS chamará ao parlamento o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, com a tutela da comunicação social, "para esclarecer o caminho que quer dar à Lusa e em particular à nova forma institucional de governação da agência de notícias".

Leia Também: Jorge Pinto aconselha Governo a ouvir trabalhadores sobre pacote laboral

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2903520/jorge-pinto-alerta-para-risco-de-governamentalizacao-da-lusa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes