Jorge Braz aborda fase final antes do Europeu: "Queremos sempre mais"
- 15/01/2026
A seleção portuguesa de futsal está cada vez mais próxima de partir rumo ao Campeonato da Europa da modalidade e os preparativos começam a ser feitos para a defesa do bicampeonato, com o plantel a ter a ambição de conquistar um tricampeonato europeu, que seria inédito.
"Estes dias têm sido muito bons. O foco e o compromisso, este é o registo que temos de ter diariamente quando estamos na seleção nacional. Depois há este acréscimo por estarmos tão próximos de mais uma fase final de um Campeonato da Europa", começou por dizer Jorge Braz aos microfones da imprensa presente na FPF Arena Portugal, no treino desta quinta-feira da equipa das quinas.
"As unidades de treino têm sido fantásticas, queremos sempre mais, nunca é perfeito. Estou muito satisfeito pela forma como tem decorrido a preparação até ao momento", continuou.
"Já existe uma habituação à exigência deste patamar. O Diogo Santos e o Bernardo Paçó já estiveram connosco na qualificação, com momentos muito bons e respostas fantásticas. E o Góis tem estado muito bem desde que proporcionámos a oportunidade de se integrar. Esteve nos estágios todos desde setembro e está habituadíssimo a este nível de exigência. Estes 14 têm sido muito bons. Mais novos ou mais velhos, agora são todos iguais. Esta é uma unidade familiar a perceber o contexto para onde vamos", acrescentou.
No que ao adversário dos dois jogos de caráter amigável antes da partida para o Campeonato da Europa frente à Bósnia e Herzgovina, Jorge Braz alertou para a importância destes testes.
"A Bósnia ficou pelo playoff de apuramento para o Europeu. Têm um nível de Europeu, estiveram na última edição, em 2022. É uma equipa com características muito interessantes, com jogadores tecnicamente muito evoluídos, sabem muito bem o que fazem. É uma seleção muito interessante, um bom adversário para complementar este nosso processo de preparação. Serão dois bons momentos de preparação, certamente", analisou o selecionador português.
"É uma equipa organizada, mas também muito competitiva. São jogadores lutadores, até à semelhança do que é o povo bósnio. Parece-nos um adversário muito interessante para finalizar esta fase de preparação", completou.
De recordar que Portugal participará ainda neste mês de janeiro no Campeonato da Europa de futsal, do qual é detentor dos últimos dois títulos, estando inserido com Itália, Hungria e Polónia na fase de grupos.
No entanto, ainda antes da partida para a Eslovénia, para onde viajará no próximo dia 21, a seleção portuguesa fecha a preparação para este torneio com dois amigáveis em solo luso frente à Bósnia e Herzgovina, a 16 e 17 de janeiro - o primeiro no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo e o segundo na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol.
Os quartos de final estão agendados para 31 de janeiro e 1 de fevereiro, enquanto as partidas das 'meias' serão disputadas a 4 de fevereiro. No que à grande final diz respeito, assim como o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, estão marcados para 7 de fevereiro.














