Jordânia rejeita decisão de Israel sobre registo na Cisjordânia

  • 15/02/2026

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Jordânia condenou "as medidas do Governo israelita destinadas a anexar território palestiniano ocupado, sendo a mais recente a decisão ilegal de designar terras na Cisjordânia ocupada como 'terras estatais'", que classificou como uma "flagrante violação do direito internacional".

 

E enfatizou que "Israel não tem soberania sobre a Cisjordânia ocupada", denunciando que esta decisão visa também impedir "o fim da ocupação e o estabelecimento de um Estado (palestiniano) independente e soberano dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas de 04 de junho de 1967".

Além disso, a diplomacia de Amã lembrou que Israel está a violar resoluções do Conselho de Segurança da ONU, como a 2334, que condena qualquer tentativa de alterar a composição demográfica e o estatuto do território palestiniano ocupado e sublinha que não reconhecerá qualquer alteração nas fronteiras de 1967.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Jordânia instou a comunidade internacional a "assumir as suas responsabilidades legais e morais e a obrigar Israel, a potência ocupante, a interromper a sua perigosa escalada e as suas ações ilegais e unilaterais na Cisjordânia ocupada".

De acordo com o Ministério da Justiça israelita, o objetivo da medida é "o registo de extensas áreas" na Cisjordânia em nome do Estado de Israel, enquanto o Governo israelita fornecerá à autoridade governamental competente o orçamento e o equipamento necessário para realizar o assentamento da terra.

O ministro da Justiça israelita, Yaariv Levin, falando após a aprovação da medida, disse tratar-se de "uma verdadeira revolução na Judeia e Samaria", nome bíblico utilizado pelos nacionalistas israelitas para a Cisjordânia, e afirmou que "a Terra de Israel pertence ao povo de Israel".

Leia Também: Israel aprova designação de zonas da Cisjordânia como propriedade estatal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940009/jordania-rejeita-decisao-de-israel-sobre-registo-na-cisjordania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes