Joaquim Monchique conta que sofreu enfarte antes do AVC (e ninguém sabia)
- 27/01/2026
O ator Joaquim Monchique deu a sua primeira entrevista após o susto de saúde que viveu recentemente. O artista sentiu-se mal no camarim do espetáculo "Lar Doce Lar", no Teatro Municipal de Bragança, a 20 de dezembro, e foi transportado para o hospital local com um diagnóstico de AVC.
Em conversa com Júlia Pinheiro, no programa das tardes da SIC, o ator, de 57 anos, explicou como tudo se passou e revelou algo que não era público: sofreu um enfarte também em 2025.
Monchique relata que mesmo antes do espetáculo começou a sentir-se mal. "Senti-me mal, até me levantei, fiz uns alongamentos...senti-me mal. Passou. Fiz o espetáculo nesse ritmo alucinante. A Maria [Rueff] diz que durante o espetáculo houve algumas palavras que foram ao ar. [...] Pensei que fosse falta de ar, senti-me cansado. Volto para o camarim e senti-me mal novamente. Tento chamar o meu produtor e não conseguia articular", começou por esclarecer o artista.
Foi então que se assustou e foi socorrido por Maria Rueff. "Assustei-me. [...] Chamaram o INEM [...] dizem que foi um pico de tensão", explicou, revelando que pouco tempo depois já estava recuperado.
Ao contrário do que se sabia até agora, este não foi o único susto de saúde que o ator sofreu em 2025. Joaquim Monchique contou a Júlia Pinheiro que sofreu um enfarte e que essa sim foi uma fase complicada já que esteve entre a vida e a morte.
"Em junho tive um enfarte, a coisa não se soube porque o protocolo da instituição pública não permite. Tenho uma válvula mecânica na mitral, tive dez dias nos cuidados intensivos. Três dos quais, os médicos estiveram à espera porque ou eu ficava ou eu ia. [...] Estive a enfartar durante uma semana, o músculo rompeu", explicou, referindo que o ano de 2025 foi um "annus horribilis".. "Não tinha nada e passo a ter tudo", explicou ainda. "No mesmo ano um enfarte e um AVC é demasiado. Mas é mesmo assim. Tive a sorte da ciência ter evoluído", concluiu o ator mencionando o pai que morreu de enfarte ainda muito jovem.
Veja aqui parte da entrevista.














