João Pimenta e Ana Mafalda Lopes entre premiados da Academia da História
- 02/12/2025
A obra "Monte dos Castelinhos e as Dinâmicas da Conquista Romana da Península de Lisboa e Baixo Tejo", em dois volumes, de João Pimenta, venceu o Prémio Câmara de Oeiras/Arqueólogo Octávio da Veiga Ferreira, no valor de 2.500 euros.
"Rio de Janeiro em língua portuguesa (1576-1808)", do historiador brasileiro Jean Marcel Carvalho França, venceu o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida/Joaquim Veríssimo Serrão, também com o valor pecuniário de 2.500 euros.
A tese de doutoramento em História apresentada por Ana Mafalda Pereira Lopes, intitulada "As viúvas do Porto: património, negócios e família (1700-1832)" venceu o Prémio Pina Manique. Do Iluminismo à Revolução Liberal, com idêntico valor aos anteriores.
A investigadora Ana Isabel Rosa Martins foi também distinguida com este galardão, mas no valor pecuniário de 1.000 euros, pela dissertação de mestrado intitulada "Hospital de São Lázaro de Coimbra. Uma gafaria que resistiu ao fim da lepra (séculos XVI-XVIII)".
Horácio de Brito venceu o Prémio EMEL/História dos Caminhos, Percursos e Mobilidade, no valor de 2.000 euros, com o título "Loriga -- Natureza, História e Turismo Sustentável".
A obra "Doçaria Portuguesa. Das origens ao século XVIII" valeu a João Pedro Gomes o Prémio CTT/D. Manuel I, no valor de 2.000 euros.
Também com valor pecuniário de 2.000 euros, o Prémio Santa Casa da Misericórdia de Braga/Dr. João Lobo foi para o livro "O Lusitano e o outro na Amazônia do século XVIII -- Análise da legislação indígena pombalina sob a ótica do "processo civilizador" e da formação histórica do Império Português".
Finalmente, o Prémio Possidónio Mateus Laranjo Coelho, no valor de 750 euros foi atribuído a Saúl António Gomes pela obra "Albergaria-a-Velha e Arcediagado de Vouga: coletânea histórica dos séculos X a XVI".
A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se na quarta-feira, pelas 15:00, no Palácio dos Lilases, em Lisboa, sede da Academia, no âmbito da sessão de encerramento do ano académico, e comemorativa do Dia da Academia.
Leia Também: Capicua, These New Puritans e Raminhos entre as 25 propostas do Ponto C













