Joana Guerra é a nova líder do Instituto para os Comportamentos Aditivos

  • 30/12/2025

De acordo com o despacho, assinado pela ministra da Saúde, Joana Teixeira assume funções a 1 de janeiro, por um período de cinco anos, renovável por igual período.

 

A nomeação resulta de um procedimento concursal conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), que foi aberto e posteriormente repetido, nos termos da lei que regula o recrutamento de dirigentes superiores do Estado.

Após a repetição do concurso, o júri concluiu não existirem três candidatos com mérito para constituir a proposta de designação legalmente exigida.

Perante esta situação, prevista no Estatuto do Pessoal Dirigente, a CReSAP foi ouvida e emitiu parecer favorável à designação, permitindo que o Governo avançasse com a nomeação por despacho.

No despacho, a ministra da Saúde afirma que o currículo académico e profissional de Joana Teixeira "evidencia a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções".

Nascida em 1984, em Lisboa, Joana Teixeira realizou o Doutoramento em Medicina em 2025, ramo de Psiquiatria e Saúde Mental, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Desde 2024 coordena a Unidade de Alcoologia e Patologia Dual da ULS de São José e presidiu a Sociedade Portuguesa de Alcoologia, entre 2023 e 2025, entre outros cargos.

É docente convidada em várias instituições de ensino médico, incluindo a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Católica Medical School, onde leciona nas áreas da psiquiatria e das dependências, sendo também orientadora de formação de alunos e médicos internos.

Desenvolve atividade científica na área da psiquiatria e alcoologia, sendo coordenadora do livro "Álcool: teoria e clínica" e autora de dezenas de artigos científicos, capítulos de livros e comunicações em congressos nacionais e internacionais.

O despacho nomeia também a mestre em Psicologia Clínica Ana Sofia Albuquerque Franco e o gestor e administrador hospitalar Marco António Garcia da Silva para os cargos de vogais nas áreas Ciências e Financeira, respetivamente, do Conselho Diretivo do ICAD.

O cargo de presidente do ICAD era exercido pelo médico João Goulão, de 71 anos, que saiu por motivos de reforma, e estava há dois anos em regime de substituição neste organismo.

Numa nota enviada à Lusa, o Ministério da Saúde expressa o seu reconhecimento e apreço pelo trabalho desenvolvido por João Goulão ao longo do seu percurso de quase 30 anos ligado à prevenção, tratamento e combate à droga em Portugal.

"A sua dedicação e visão estratégica colocaram Portugal na vanguarda destas políticas, tornando-se também uma referência para vários países", sublinha o ministério.

Desde 1997, João Goulão liderou todos os organismos nacionais criados para a prevenção e tratamento da toxicodependência e outras adições, tendo sido também o primeiro português a liderar o Observatório Europeu da Droga, em 2010.

Com João Goulão sai também por motivos de reforma o médico Manuel Cardoso, vogal do Con­se­lho Dire­tivo. Juntos exerceram funções de direção no antigo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) e depois no Serviço de Intervenção nos Comportamentos Adictivos e nas Dependências (SICAD)

Na dependência do Ministério da Saúde, o ICAD tem por missão prevenir e reduzir os comportamentos aditivos e as dependências, assegurar o tratamento, a redução de riscos e a minimização de danos e a reinserção social, bem como fomentar a capacitação e formação diferenciada, a investigação e a inovação nesses domínios.

Leia Também: Aprovado cheque de saúde mental para quando SNS incumpre tempos de resposta

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2911624/joana-guerra-e-a-nova-lider-do-instituto-para-os-comportamentos-aditivos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes