Jeannette Jara lidera a contagem dos votos das presidenciais do Chile
- 16/11/2025
A ex-ministra do Trabalho obteve 26,58% dos votos, contra 24,32% do seu adversário ultraconservador, de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Eleitoral (Servel).
Os dois candidatos deverão defrontar-se numa segunda volta no dia 14 de dezembro.
Nas primeiras declarações depois de conhecidos aqueles resultados, a candidata de esquerda afirmou que o Chile é um país "com um grande futuro e esperança" e pediu para se cuidar da democracia para que não seja colocada "em risco" a segunda volta.
"A democracia deve ser amada e valorizada. Foi preciso muito para a recuperar, para que hoje seja posta em risco", disse Jara, citada pela agência Efe.
Por seu lado, o candidato de extrema-direita prometeu "reconstruir" o país após quatro anos de governo de centro-esquerda.
"Vamos reconstruir o nosso país", declarou o ultraconservador, que ficou em segundo lugar e logo atrás da sua rival da coligação governamental, de acordo com os resultados oficiais baseados em mais de 53% das urnas apuradas.
As sondagens apontam-no como favorito para a segunda volta devido à possibilidade de transferência de votos.
O líder do Partido Nacional Libertário (PNL), Johannes Kaiser, a quem os resultados preliminares dão o terceiro lugar, comprometeu-se a apoiar José Antonio Kast na segunda volta das eleições presidenciais.
"Somos um partido de palavra e vamos apoiá-lo na segunda volta", disse Kaiser, em conferência de imprensa.
"Há seis meses não tínhamos nada, apenas tínhamos reunido as assinaturas do partido, mas hoje temos a bancada, senadores e deputados, somos uma força que chegou para ficar na política nacional e vamos assegurar que os nossos princípios se cumpram", afirmou o líder do PNL.
A participação eleitoral foi uma das grandes protagonistas deste domingo, pois o voto era obrigatório nesta eleição presidencial.
O dia de votação, no qual mais de 15,6 milhões de pessoas estavam inscritas para votar, decorreu com normalidade.
Além da presidência, os eleitores escolhem também parte do Senado e toda a Câmara dos Deputados.
A contagem começará pelo voto dos candidatos à presidência, seguida dos senadores nas sete regiões em que são eleitos e, finalmente, dos deputados.
[Notícia atualizada às 06h25 do dia 17 de novembro de 2025]
Leia Também: Mesas de voto fecharam no Chile em presidenciais que podem ter 2.ª volta













