Jardim Zoológico celebra um Natal especial: Nasceu uma cria de chimpanzé
- 23/12/2025
O Natal no Jardim Zoológico vai ser mais especial este ano: há um novo bebé a celebrar a quadra.
Trata-se de um pequeno chimpanzé, que não conta sequer ainda com um mês de idade, tendo nascido a 30 de novembro, mas que já pode ser visto por todos os visitantes do parque.
A cria tem "cerca de dois quilos" e "encontra-se junto da progenitora, que garante os cuidados essenciais nesta fase inicial do desenvolvimento", lê-se numa nota do Jardim Zoológico.
Para já, o sexo da cria ainda não é conhecido, "uma vez que, nesta fase, a cria permanece sempre junto da mãe". Gabi, como se chama a progenitora, nasceu também no Jardim Zoológico, há já 20 anos, em 2005. E antes dela, em 1995, nascia a sua mãe (e avó da nova cria), a Gugu, que "acompanha este novo ciclo familiar, testemunhando agora a terceira geração desta linhagem".
"Durante os primeiros anos de vida", explicou o parque, "as crias de chimpanzé dependem profundamente da progenitora, que assegura a sua proteção, transporte e amamentação". Nesta espécie, este processo pode chegar até aos quatro anos de idade da cria, "proporcionando um momento familiar que poderá ser observado pelos visitantes e que reforça a importância do trabalho diário de conservação realizado pela equipa do Jardim Zoológico".
Atualmente, os chimpanzés são uma espécie considerada "em perigo" pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sendo alvos de caça ilegal e da destruição contínua do seu habitat natural.
"Enquanto membro ativo de programas internacionais de reprodução e investigação, o Jardim Zoológico desempenha um papel essencial na manutenção de populações geneticamente saudáveis e na sensibilização do público para os desafios que os chimpanzés enfrentam na natureza", diz ainda a mesma nota.
Para o parque, a chegada na nova cria "torna a quadra natalícia ainda mais especial", frisando que esta altura do ano se foca exatamente nisto - na celebração da vida.
Leia Também: Governo dos EUA quer limitar o uso de macacos em testes científicos













