Jardim do Caracol em Lisboa interditado devido a risco de queda de muro

  • 11/02/2026

Também estão fechados outros três parques e jardins municipais, em resultado de trabalhos de remoção de arvoredo, nomeadamente a Quinta dos Lilases, o Parque Recreativo do Alvito e o Parque Recreativo da Serafina, segundo informação da Câmara de Lisboa, disponibilizada no seu 'site'.

 

Desde 04 de fevereiro que o município de Lisboa determinou o encerramento de parques e jardins municipais, como "medida preventiva" face à previsão de condições meteorológicas adversas.

Passado uma semana, alguns dos parques e jardins sob gestão municipal já foram reabertos, designadamente a Estufa Fria, Jardim da Cerca da Graça, Jardim Guerra Junqueiro, Parque da Bela Vista, Parque Urbano do Alto do Duque, Parque Verde de Carnide, Quinta da Paz e Tapada das Necessidades, indicou a autarquia.

Quanto aos cemitérios municipais, a Câmara de Lisboa referiu que está prevista a reabertura de todos os cemitérios, com exceção do Cemitério dos Prazeres, que se mantém fechado ao público, exceto para funerais e acesso à secretaria.

No âmbito da situação de mau tempo, com chuva e vento fortes, a autarquia disse que está a avaliar a reabertura dos parques e jardins municipais, após o encerramento preventivo devido às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sublinhando que "alguns espaços vão manter-se fechados até estarem garantidas todas as condições de segurança".

Na passada sexta-feira, o município decidiu que o Castelo de São Jorge, a Feira da Ladra e os cemitérios em Lisboa estariam encerrados no fim de semana devido à previsão de mau tempo.

Essa decisão juntou-se à medida de encerramento dos parques e jardins municipais e à recomendação para cancelamento de todas as atividades desportivas, culturais e associativas.

Como medidas para garantir a proteção de todos, a autarquia reforçou a importância de "evitar deslocações desnecessárias", de "não circular nem estacionar em zonas potencialmente sujeitas a inundações" ou de "não circular em zonas ribeirinhas".

A autarquia instou também os lisboetas a evitarem "o estacionamento de veículos junto a árvores, encostas e declives, sujeitas a deslizes de terra" e a "recolher todos os objetos soltos em varandas, quintais e telhados".

O sistema municipal de avisos à população da Proteção Civil de Lisboa pode ser subscrito pelos cidadãos através do envio de um 'sms' com o texto "AvisosLx" para o número 927 944 000.

Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Militares do Exército estabilizam encosta do Castelo de Alcácer do Sal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2937843/jardim-do-caracol-em-lisboa-interditado-devido-a-risco-de-queda-de-muro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes