Japão sublinha "aprofundamento da cooperação" com NATO e apoia à Ucrânia

  • 15/02/2026

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Toshimitsu Motegi, afirmou numa reunião este sábado em Munique com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, que a segurança das regiões euro-atlântica e indo-pacífica "são inseparáveis", pelo que "a cooperação entre o Japão e a NATO e entre a NATO e os seus parceiros da região do Indo-Pacífico (Japão, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul), é estrategicamente importante", segundo um comunicado divulgado hoje pelo ministério nipónico dos Negócios Estrangeiros.

 

Motegi sublinhou ainda que Tóquio "pretende elevar as relações com a OTAN a novos patamares através de uma cooperação concreta em vários domínios, incluindo o equipamento de defesa e a cooperação industrial".

Em resposta, na reunião de "aproximadamente 25 minutos" à margem da cimeira de segurança a decorrer Munique, Rutte terá manifestado esperança no desenvolvimento da cooperação entre o Japão e a NATO e "valorizou cooperação do Japão com a Aliança do Atlântico Norte, incluindo o apoio de Tóquio à Ucrânia por meio de programas" da organização a que preside, segundo o comunicado.

O Japão contribuirá com cerca de 15 milhões de euros em equipamento não letal para o pacote de assistência da NATO a Kyiv, segundo a agência de notícias japonesa Jiji Press.

O anúncio surge no meio de rumores, noticiados esta semana pela estação de japonesa de televisão NHK, sobre a possível adesão de Tóquio à lista de requisitos prioritários para a Ucrânia (PURL, na sigla em inglês), coordenada pela Aliança Atlântica e Washington, que inclui o financiamento de compras de armamento norte-americano que a Ucrânia designou como essenciais, especialmente armamento de defesa aérea e munições.

Representantes da NATO citados anonimamente pela NHK indicaram que o Japão forneceria fundos apenas para equipamentos de defesa não letais, com a possível inclusão de sistemas de radar e coletes à prova de balas.

O alinhamento das posições dos dois interlocutores reflete o envolvimento crescente do Japão com a NATO, que inclui a criação de uma delegação permanente na sede da Aliança em Bruxelas. Em abril, Rutte visitou Tóquio, onde foram discutidas perspetivas de expansão da cooperação na indústria de defesa.

A reunião de Motegi com Rutte ocorreu um dia depois do ministro da Defesa japonês, Shinjiro Koizumi, participar em discussões no mesmo fórum sobre como continuar a apoiar o setor energético ucraniano, comprometido pelos ataques da Rússia.

Motegi também se reuniu em Munique com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, com quem abordou a situação em torno da China e as políticas em relação à Coreia do Norte, incluindo os programas nucleares e de mísseis de Pyongyang, de acordo com outro comunicado do ministério japonês dos Negócios Estrangeiros.

Os dois responsáveis também coordenaram a visita da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, aos Estados Unidos, prevista para março.

Leia Também: China avisa Japão de que qualquer ambição militarista sofrerá uma "derrota devastadora"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939815/japao-sublinha-aprofundamento-da-cooperacao-com-nato-e-apoia-a-ucrania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes