James Windsor, sobrinho de Carlos III, rejeita títulos reais aos 18 anos
- 22/12/2025
O neto mais novo da rainha Isabel II, James Windsor, acabou de fazer 18 anos. O jovem, que é filho do príncipe Eduardo e de Sophie, duquesa de Edimburgo, atingiu a maioridade no passado dia 17 de dezembro e tem agora uma importante decisão pela frente.
Como filho de um monarca, James pode ter o título de príncipe e usar a designação de Sua Alteza Real, conforme as Cartas Patentes de 1917.
Segundo esta regra, as primas do jovem, Beatrice e Eugenie usam os títulos de princesa desde que nasceram mas Eduardo e Sophie tomaram outra decisão para os filhos.
Os duques de Edimburgo decidiram que James e Louise escolheriam, quando atingissem a maioridade, se queriam ou não usar os títulos reais.
Lady Louise fez 18 anos em 2021 mas, até então, escolheu não usar nenhum e o irmão deve ir pelo mesmo caminho.
Segundo a informação avançada por Richard Eden, ao jornal britânico Daily Mail, James não vai querer usar nenhum título real. "Essa é a última coisa pela qual ele se interessa", referiu o especialista.
Numa entrevista em 2023 ao The Sunday Times, Sophie explicou o que a motivou a tomar a decisão sobre os filhos.
"Tentamos criá-los com a compreensão de que muito provavelmente terão que trabalhar para viver. Portanto, tomámos a decisão de não usar os títulos de Sua Alteza Real. Eles podem decidir usá-los a partir dos 18 anos, mas acho altamente improvável", revelou a duquesa.
Louise e James, contudo, acompanham os pais nos eventos mais importantes para a família real como o Natal, a Páscoa e o Trooping the Colour, mas não é esperado que assumam funções reais a tempo inteiro, ao contrário dos filhos de William. Os irmãos estão focados nos estudos: Lady Louise estuda na Universidade de St. Andrews, na Escócia e o irmão estuda no Radley College, um internato masculino em Oxfordshire.














