Já viu o que aconteceu aos combustíveis? Estes são os (novos) preços
- 03/02/2026
Os preços dos combustíveis registaram, no início desta semana, uma subida do preço, que acabou por se verificar tanto no caso do gasóleo como no da gasolina, de acordo com os preços médios atualizados, esta terça-feira, pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
A gasolina simples 95 subiu 1,663 euros por litro para 1,665 euros por litro entre sexta-feira e segunda-feira. Já o gasóleo simples aumentou de 1,574 euros por litro para 1,585 euros.
Contas feitas, a gasolina simples 95 aumentou menos de meio cêntimo, ao passo que o gasóleo simples encareceu 1,1 cêntimos.
Estes preços, refira-se, foram atualizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia, esta terça-feira, no site Preços dos Combustíveis Online.
"Os preços médios diários são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros", pode ler-se no mesmo portal.
As previsões, recorde-se, apontavam para uma subida de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma manutenção do preço da gasolina no início desta semana.
Preço do petróleo Brent caiu 6,7% com aliviar das tensões entre EUA e Irão
O preço do barril de petróleo Brent caiu cerca de 6,7% na segunda-feira, com um aliviar das tensões entre os Estados Unidos e o Irão e a decisão da OPEP+ de manter a oferta.
No caso do petróleo Brent, referência para a Europa, o preço do barril chegou a cair para 65,4 dólares, 6,7% abaixo do fecho de sexta-feira.
Na sua reunião de domingo, o Comité Ministerial Conjunto de Monitorização da OPEP+, liderado pela Rússia e pela Arábia Saudita, decidiu não tomar novas medidas face à recente volatilidade dos preços do petróleo devido à maior incerteza nos mercados sobre o Irão.
Por outro lado, os receios de um ataque iminente dos EUA ao país persa diminuíram ligeiramente depois de o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, Ali Larijani, ter comentado este fim de semana que estavam a ser feitos progressos no sentido de negociações e ter falado de uma "atmosfera de guerra artificial" nos meios de comunicação social.
No entanto, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu no domingo em ameaçar o Irão com um ataque ao seu território se as autoridades deste país não concordarem em fechar um acordo sobre questões nucleares.
Leia Também: Gasóleo encarece hoje. Saiba onde é que combustíveis são mais baratos















