Já só falta um mês: Como validar as faturas para maximizar o IRS

  • 05/02/2026

Os contribuintes têm até ao dia 2 de março para validar as faturas para efeitos do IRS. Sabe o que deve fazer? A DECO PROteste explica tudo. Tenha presente que pode reduzir o imposto a pagar ou aumentar o reembolso se deduzir as despesas que fez ao longo do ano, mas para isso é mesmo necessário classificar as faturas.

 

Em primeiro lugar, "para aceder ao Portal das Finanças e ao e-Fatura, peça uma senha (caso ainda não tenha) para si e para todos os membros do agregado familiar, incluindo crianças", sendo que a "senha é enviada para o domicílio fiscal de cada pessoa no prazo de cinco dias. Se a senha já tiver expirado, a alteração é feita de forma automática e imediata no portal".

Depois, "na página inicial do e-Fatura, entre no menu 'Despesas dedutíveis em IRS'" e "clique no botão verde com a designação 'Adquirente' e insira a senha enviada pelas Finanças".

Ora, "no ecrã seguinte, encontra o valor que já acumulou com as despesas associadas ao seu número de contribuinte, por setor".

IRS: Saiba quanto pode deduzir se validar as faturas (e um aviso)

IRS: Saiba quanto pode deduzir se validar as faturas (e um aviso)

Contribuintes têm até ao dia 2 de março para validar as faturas referentes ao IRS de 2025. Saiba quanto pode deduzir - e atenção ao reembolso este ano, "pode ser menor ou, no pior dos casos, até pode ter mais imposto a pagar".

Notícias ao Minuto | 09:38 - 01/02/2026

"Se já acumulou Despesas Gerais Familiares de 715 euros, significa que já atingiu o benefício máximo nesta categoria e que não vale a pena preocupar-se mais, durante o ano, com faturas do supermercado, roupa, eletricidade ou qualquer outra despesa que não encaixe nas categorias de saúde, educação, lares e habitação", explica a DECO PROteste.

Porém, "se o portal der a indicação de que tem faturas pendentes, clique no botão 'Complementar Informação Faturas'. É aqui que encontra as despesas inseridas por comerciantes que conciliam várias atividades económicas, o que leva o Fisco a perguntar-lhe a que setor se refere cada uma das despesas. Cabe, então, ao consumidor esclarecer o Fisco sobre a categoria de despesa em que se inserem as faturas pendentes".

"As Finanças só consideram automaticamente dedutíveis no IRS as despesas corretamente inseridas e validadas nesta plataforma, nas categorias de saúde, educação, habitação, lares e despesas gerais familiares. É também contabilizado 15% do IVA suportado com despesas de reparação e manutenção de automóveis e motociclos, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza e exercício físico, além de 35% do IVA liquidado em veterinários e medicamentos veterinários, e da totalidade do IVA pago no âmbito de assinaturas de jornais e revistas, bem como de passes mensais", alerta a organização de defesa do consumidor. 

Não quer perder dinheiro?

Não quer perder dinheiro? "Valide as suas faturas" (conselho é do Fisco)

A Autoridade Tributária e Aduaneira lembra que os contribuintes devem validar as faturas até ao dia 2 de março, de modo a "poder beneficiar das deduções no IRS de 2025".

Beatriz Vasconcelos | 08:46 - 27/01/2026

Leia Também: IRS: Saiba quanto pode deduzir se validar as faturas (e um aviso)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2931933/ja-so-falta-um-mes-como-validar-as-faturas-para-maximizar-o-irs#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes