Já há uma explicação para o apagão de 13 minutos no Vitória SC-Moreirense
- 31/01/2026
O triunfo do Vitória SC diante do Moreirense (1-0), registado na noite de sexta-feira e que deu arranque à 20.ª jornada da I Liga, ficou marcado por um apagão já no período de descontos no Estádio D. Afonso Henriques.
Durante 13 minutos, a casa dos vitorianos ficou às escuras, com os adeptos a reagir da melhor forma, recorrendo aos telemóveis para combater a falta de luz. Mas, afinal, o que motivou a falha de energia em Guimarães? Ora, segundo explica a imprensa desportiva, que cita fonte do Vitória, tudo se deveu a um pico de corrente na rede elétrica nacional provocado por uma trovoada.
O Estádio D. Afonso Henriques sofreu, assim, um microcorte parcial no sistema elétrico do recinto, mas apenas afetou a iluminação do estádio. Os restantes sistemas de iluminação de emergência, vídeovigilância, deteção de incêndio, sistema sonoro, entre outros, mantiveram-se sempre ativos e sem falhas de energia.
No entanto, e apesar de já ter recuperado da falha energética, os responsáveis do Vitória tiveram de esperar mais alguns minutos antes de voltarem a ligar as luzes que iluminam o relvado e as bancadas do D. Afonso Henriques. Mais uma vez, há uma explicação para isto.
Tudo se deve ao tipo de lâmpadas que existem no estádio, que precisam de arrefecer antes de serem novamente ligadas.
Penálti decidiu dérbi
Apesar da falha de energia, o dérbi entre Vitória SC e Moreirense já estava resolvido. O conjunto da casa chegou à vantagem pouco depois da hora de jogo e após duas cartadas lançadas pelo treinador Luís Pinto na segunda parte.
Alioune Ndoye entrou aos 63 minutos, rendendo Nélson Oliveira, e aos 66 já estava a ser alvo de uma falta na grande área, por parte de Mateja Stjepanovic, que o árbitro António Nobre assinalou, apontando para a marca da grande penalidade.
Samu Silva, que havia entrado aos 46 minutos, para o lugar de Camara, não vacilou nos 11 metros e converteu, com sucesso, o penálti no golo que valeria o triunfo e mais três pontos para o Vitória SC no campeonato.
Feitas as contas, os vitorianos regressaram aos triunfos após duas derrotas consecutivas (FC Porto e Estoril) e subiram provisoriamente ao nono lugar da tabela classificativa, onde seguem agora com 28 pontos.
Este foi, de resto, o primeiro triunfo da formação de Guimarães desde a conquista da Taça da Liga, depois de derrotar o rival Sp. Braga numa final de loucos em Leiria.
Por sua vez, o Moreirense voltou a perder fora de casa - na última saída tinha sido derrotado em Alverca - e fica com o sexto lugar em risco.
Atualmente com 30 pontos, os cónegos vão estar de olhos postos no duelo entre Gil Vicente e Famalicão, agendado para domingo. Caso os famalicenses vençam em Barcelos, o Moreirense cairá para o sétimo posto.
Refira-se, ainda, que na próxima jornada o Vitória SC vai deslocar-se ao reduto do Arouca, ao passo que o Moreirense recebe, curiosamente, o Gil Vicente em casa.
20.ª jornada dura até segunda-feira
O dérbi de Guimarães abriu uma ronda que só termina na segunda-feira, com a receção do Casa Pia ao FC Porto.
Sábado, 31 janeiro
Santa Clara-Estoril, 15h30
Rio Ave-Arouca, 18h00
Alverca-Estrela da Amadora, 20h30
Domingo, 1 de fevereiro
Gil Vicente-Famalicão, 15h30
Sporting-Nacional, 18h00
Tondela-Benfica, 20h30
Segunda-feira, 2 fevereiro
AVS-Sporting de Braga, 18h45
Casa Pia-FC Porto, 20h45














