Já há árbitros para o Benfica-Real Madrid e o Athletic Bilbao-Sporting
- 26/01/2026
A UEFA anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da manhã, os árbitros nomeados para todas as 18 partidas da oitava e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, que irão disputar-se, em simultâneo, pelas 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira.
O Benfica vai medir forças com o Real Madrid, no Estádio da Luz, sob a obrigação de vencer para não ficar já pelo caminho, num jogo que irá contar com uma equipa de arbitragem 100% italiana, liderada por Davide Massa, e composta pelos assistentes Filippo Meli e Stefano Alassio, pelo quarto árbitro Luca Pairetto, pelo VAR Marco Di Bello e pelo AVAR Gianluca Aureliano.
Já o Sporting, que tem garantido o playoff, mas ainda 'sonha' com o acesso direto aos oitavos de final, irá defrontar Athletic Bilbao, em San Mamés, sob a arbitragem do alemão Felix Zwayer. Robert Kempter e Christian Dietz serão os assistentes, Florian Badstubner o quarto árbitro, Bastian Dankert o VAR e Pascal Muller o AVAR.
Benfica guarda memórias 'agridoces' de Davide Massa
Esta será apenas a terceira vez na carreira que Davide Massa irá apitar um jogo do Benfica. O primeiro teve lugar a 15 de fevereiro de 2023, e culminou num triunfo sobre o Club Brugge, no Jan Breydelstadion, por 0-2, e o segundo a 6 de novembro de 2024, numa visita à Allianz Arena que terminou numa derrota ante o Bayern Munique, por 1-0.
No currículo, o árbitro italiano conta, ainda, com quatro jogos de Portugal (três vitórias e um empate), três do Sporting (um empate e duas derrotas), três do FC Porto (duas vitórias e uma derrota) e três do Sporting de Braga (duas vitórias e uma derrota). Comandou, ainda, uma partida da seleção nacional de sub-21 (derrota) e outra da de sub-19 (vitória).
Sporting reencontra Feliz Zwayer, mais de oito anos depois
Felix Zwayer, por seu lado, só se cruzou por uma vez com o Sporting, em toda a carreira. Foi a 22 de novembro de 2017, quando a equipa então orientada por Jorge Jesus recebeu e bateu o Olympiacos, por 3-1, com dois golos do inevitável Bas Dost e outro de Bruno César, em duelo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
O maior 'freguês' do alemão até tem sido o Benfica, que já apitou por cinco vezes, com duas vitórias e três derrotas pelo meio. Este comandou, ainda, três jogos do FC Porto (uma vitória, um empate e uma derrota), dois do Sporting de Braga (duas vitórias), um da principal seleção nacional (vitória), um da de sub-20 (derrota) e um da de sub-19 (derrota).
As contas de Sporting e Benfica na Liga dos Campeões
O Sporting ocupa, neste momento, o décimo lugar da fase de liga da Liga dos Campeões, com os mesmos 13 pontos de Paris Saint-Germain, Newcastle, Chelsea, Barcelona, Manchester City, Atlético de Madrid e Atalanta, e, aconteça o que acontecer, na visita ao Athletic Bilbao, uma vaga no playoff de acesso aos oitavos de final já não lhe escapa.
O Benfica, por seu lado, é 29.º classificado, com seis pontos, tantos quanto Bodo/Glimt, Pafos FC, Union St. Gilloise e Ajax. Para evitar a eliminação, terá de ascender, pelo menos, ao 24.º lugar da tabela, que, neste momento, pertence ao Olympiacos, que conta com oito pontos na 'bagageira'.
Leia Também: Milagre? Supercomputador prevê futuro de Benfica e Sporting na Champions













